Projetos
Projetos
Projeto Encontro com o Escritor
Ou acesse pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1rBGp-6RppgznetwG8YMne3W3X_UW7l0OGWvUl8DcHGk/edit
1ª Edição do Encontro com o Escritor
No dia 20 de maio a Biblioteca da Câmara Municipal de Salvador deu início ao projeto "Encontro com o Escritor" com a proposta de aproximar o público da literatura baiana e de autores contemporâneos , por meio de um bate-papo sobre literatura, ofício de escritor e seu processo de criação.
Nesta primeira edição, a biblioteca recebeu o professor e escritor João Batista de Souza, que discursou um pouco do seu processo criativo no desenvolvimento do seu livro “A solidão da loucura | A loucura da solidão”. Além deste título, ele também é autor de “Cartas de um quase suicida sobrevivente”, obras que abordam dramas relacionados ao sofrimento psíquico. João Batista destaca que este é um tema da maior complexidade, e que o livro propõe um diálogo, mesmo que ficcional, com leitores das mais variadas formações, ao contar a história de uma pessoa que vivenciou a loucura e gostaria de dividir a sua visão.
João Batista de Souza nasceu em Itiúba-BA e é licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia – 1970 e em Ciências Biológicas – UCSAL – 1998. Tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior – CEPOM – Salvador-BA – 1998 e gestão Estratégica Educacional - Universidade Salvador (UNIFACS) – 2013. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se dedica à literatura.
2ª Edição do Encontro com o Escritor
No dia 6 de outubro, a Biblioteca Professor Jorge Portugal realizou a segunda edição do projeto “Encontro com o Escritor”. A convidada foi a professora e escritora Elba Vieira, que conversou com estudantes de Biblioteconomia da UFBA sobre o livro em que é coautora “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: manual de implementação”.
Elba é doutoranda em Ciência da Informação pela UFBA; Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). É consultora sênior em segurança da informação, privacidade e proteção de dados, com mais de 30 anos de experiência em instituições públicas e privadas. Além desse título, também é autora do livro de poemas “A Gaveta do Meio”.
Clube do Livro
Em comemoração a 1 ano do Clube do Livro, no dia 24 de setembro, tivemos uma roda de conversa sobre a obra “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada” de Maria Carolina de Jesus, com a mediação de Denise Nascimento.
O livro autobiográfico publicado em 1960, reproduz o diário da autora, onde ela relata a dura realidade de sua vida como mãe solo e catadora de papel na antiga favela do Canindé, em São Paulo. O livro descreve o seu dia a dia no período de 1955 a 1960, com relatos das experiências e angústias dos habitantes da favela.
Inscrições pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1yEobuPA-ocbOlh_ATPEMcaNgJSpTS2fHdUk_Fh2gpWE/edit
História
O Projeto do Clube do Livro "Conexão Literária", foi lançado em 11/09/2024 e o primeiro livro discutido foi "Olhos d'Água", de Conceição Evaristo. O primeiro encontro foi um sucesso, com os participantes discutindo profundamente os contos de Conceição Evaristo e os temas de racismo, desigualdade social e resistência abordados no livro.
Devido ao grande sucesso desse encontro , foram realizados mais dois em 2024: em 16 de outubro, discutimos o livro "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior, que teve grande repercussão na mídia. Aclamada pela crítica, a obra é um texto comovente e poderoso. Nessa trama conduzida com maestria, o autor mergulha em temas como racismo, disputas de terras e escravidão moderna.
Em novembro, anunciamos o último encontro do ano para o dia 25/11/2024, nos despedindo da primeira temporada do projeto, com o livro "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório, uma obra que atravessa as fronteiras da literatura brasileira contemporânea para nos revelar um Brasil complexo, repleto de desigualdades e tensões.
Nesta narrativa envolvente, acompanhamos a história de Pedro, um jovem negro, que após a morte de seu pai, reflete sobre suas angústias e faz descobertas, enquanto ele enfrenta questões de racismo, pertencimento e a busca por sua identidade. Ao longo do livro, somos convidados a olhar para a sociedade através do avesso da pele, com uma visão crítica e profundamente humana.
Em 24 de março de 2025 , começamos a nova temporada com "A Biblioteca da Meia-Noite", de Matt Haig, que deixou todos reflexivos. A história de Nora Seed, que explora as múltiplas vidas que poderia ter vivido, provocou uma série de discussões profundas sobre arrependimentos, escolhas e a felicidade. No final do encontro, os membros saíram com uma nova perspectiva sobre suas próprias vidas, sentindo-se mais conectados e gratos pelo caminho que escolheram percorrer juntos.
O próximo encontro, em 30 de abril, foi uma mudança de ritmo e de tom, mergulhando no romance contemporâneo "Até o Verão Terminar", de Colleen Hoover. A história de Beyah e Samson trouxe discussões sobre amor de verão, traumas passados e a forma como as relações podem nos transformar. O contraste com o livro anterior, mais filosófico, mostrou a versatilidade do grupo, capaz de transitar entre a ficção de peso e o romance com leveza.
Em 26 de maio, a pauta foi "Vermelho, Branco e Sangue Azul", de Casey McQuiston. O romance gay envolvendo o filho da presidenta dos EUA e o príncipe da Inglaterra gerou debates animados sobre política, representatividade e as complexidades dos relacionamentos sob os holofotes. As risadas e os comentários sobre a química dos personagens foram a marca registrada desse encontro.
Depois da pausa de junho, o clube retornou em 23 de julho com um salto no tempo, embarcando na ironia de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. A leitura do clássico realista brasileiro foi um desafio e um prazer. A irreverência do defunto-autor, a crítica à hipocrisia social e a originalidade da narrativa renderam uma das reuniões mais intelectuais do ano, com os participantes mergulhando nos detalhes e nas entrelinhas da obra.
O mergulho na literatura nacional continuou em 25 de agosto com a discussão de "Terras do Sem Fim", de Jorge Amado. A saga dos coronéis do cacau na Bahia, com suas disputas sangrentas por terras e poder, trouxe a oportunidade de discutir temas como a história do Brasil, a exploração do trabalho e a formação da identidade regional. A atmosfera quente e intensa da narrativa de Jorge Amado dominou o clube, transportando os membros para as fazendas de cacau.
A leitura e a discussão de livros oferecem inúmeros benefícios, como o enriquecimento cultural, o desenvolvimento do pensamento crítico e a ampliação de perspectivas. "O clube do livro é uma ótima oportunidade para mergulhar no universo literário e compartilhar conhecimento", como diz a bibliotecária Normaci Correia.
1º ano do Clube do Livro
Projeto Biblioteca Amiga
O Projeto Biblioteca Amiga destina-se a desenvolver e despertar na criança e adolescente o gosto pela leitura proporcionando também o contato com diversas linguagens culturais como teatro, música e palestras.
Contribui para a promoção de inclusão social através do estímulo à construção do conhecimento e acesso à informação.
Atividades desenvolvidas:
Contação de histórias
Oficinas
Encontro com escritores
Recital e Poesia
Feira de livros
Palestras educativas
Mais informações
Quem deseja mais informações sobre a biblioteca pode entrar em contato pelos telefones 3320-0336 ou 3329-0495 e pelo e-mail (biblioteca@cms.ba.gov.br).
Funcionamento
O funcionamento é de segunda a quinta-feira das 9:00h às 16:00h e sexta-feira das 9:00h às 14:00h, fechamos para o almoço das 12:00h às 13:00h.