Biblioteca
Dicas de Leitura
Dica de leitura: O alienista (Machado de Assis)
A Biblioteca Ver. Manuel Querino convida todos os senhores para conhecer uma das grandes obras do nosso querido Machado de Assis: O alienista.
Cujo personagens são:
Dr. Simão Bacamarte: este é o ator principal da história. Um tirano cientista no século XIX. Ele construiu o manicômio da cidade de Itaguaí, denominada Casa Verde para consolidar suas opiniões.
D. Evarista: uma viúva, ela "não era tão bonita nem simpática", mas foi selecionada pelo Dr. Simão Bacamarte pois segundo ele tinha as características para gestar filhos fortes e astutos ao Dr. Simão ela conheceu o Dr. Simão e tratou-se de uma crise comum na sociedade moderna consumidora.
Crispim Soares: amigo do Dr. Simão, sendo seu admirador nas pesquisas de Simão Bacamarte, chegando até a dar ideias a ele. Ele foi aprisionado na Casa Verde por dar apoio ao barbeiro em um momento embaraçoso.
Padre Lopes: ele também foi recolhido à Casa Verde. Sendo liberado depois que revelou algumas obras do grego e do hebraico, mesmo não tendo conhecimento sobre nenhum desses idiomas.
Porfírio, o barbeiro – este conduzia uma rebelião versus a Casa Verde, alcançando o poder político na cidade, mas depois mostra que ele tinha apenas ambição pelo poder, por negação a dar apoio à segunda rebelião.
Resumo:
A história narra sobre o Dr. Bacamarte, que era pesquisador em saúde mentais e físicas construiu a Casa Verde, uma espécie de manicômio e sonhava em ter filhos saudáveis e inteligentes, porém isso não aconteceu. Com o passar do tempo, o Dr. Simão Bacamarte compreende que a sua doutrina, novamente está errada, e libera todos os internos. Como ninguém tinha uma personalidade perfeita, exceto ele próprio, o alienista conclui ser o único anormal e decide trancar-se sozinho na Casa Verde para o resto de sua vida.
Viram que livro legal?
Leia um livro e ganhe um mundo!
Um abraço da Equipe da Biblioteca.