Dica de Leitura: 02 de Julho - Independência da Bahia

2 de julho: Independência da Bahia e do Brasil dos professores Álvaro P. D. de Carvalho Jr e Ubaldo M. Porto Filho

 

Muitos não sabem, mas foi a partir do primeiro disparo em Cachoeira no Recôncavo Baiano, em 25 de junho de 1822, que de fato ocorreu o início das batalhas pela Independência Nacional, prolongando-se até o dia 2 de julho de 1823.

Nesta publicação os autores fizeram uma retrospectiva sintética mais inteiramente respaldada em fatos verídicos dos principais acontecimentos, no Brasil e na Europa, que criaram a ambiência para o encaminhamento do processo que viria a culminar com a independência definitiva do Brasil.

As batalhas que ocorreram na Bahia foram de uma importância crucial dentro deste processo uma vez que as tropas portuguesas foram derrotadas em seu reduto mais forte no Brasil, que era a cidade de Salvador, caso essas tropas resistissem o Brasil incorreria no sério risco de perder a sua unidade nacional ou até mesmo a Independência que havia sido proclamada pelo príncipe regente, D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822, a data nacional.

Além de uma leitura de fácil compreensão os leitores poderão apreciar obras de arte importantes para a “História da Arte” brasileira que foram ilustradas na publicação tais como “A Entrada do Exército Pacificador” de Presciliano Silva, 1930, pertencente ao acervo do Memorial da Câmara Municipal de Salvador.

Os Autores:

Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior, graduado em História pela Universidade Federal da Bahia é mestre em História e professor nas seguintes instituições: Universidade Católica do Salvador; Centro Universitário Unijorge, Faculdade Ruy Barbosa e Universidade do Estado da Bahia. Antes de se dedicar ao magistério, trabalhou como historiador e pesquisador no Arquivo Público do Estado, Fundação Pedro Calmon (Centro de Memória da Bahia) e no Museu de Arte da Bahia. É especialista em no desenvolvimento de projetos nos setores da genealogia, história da vida privada, história social, história da Bahia, história política da Bahia, arquivos privados, patrimônio histórico, memória e educação.

Ubaldo Marques de Porto Filho, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, possui dezena de trabalhos nas temáticas na qual é especialista: Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, historiografias do Recôncavo, da Estrada Real da Bahia, do Turismo na Bahia, da Indústria dos Charutos e em biografias empresariais, familiares e de personagens históricos. Já foram editadas 27 obras da sua autoria, sendo 14 delas sobre o bairro do Rio Vermelho, esse quantitativo lhe confere um recorde nacional: é o autor com o maior número de obras sobre um único bairro de cidade brasileira. Dentre as várias instituições que integra, é membro da bicentenária Associação Comercial da Bahia e do Instituto Genealógico da Bahia.

 

image.png

Nascimento

27 de julho de 1792
Feira de Santana

Morte

21 de agosto de 1853 (61 anos)

Salvador

Nacionalidade

brasileira

Ocupação

militar

 

 

image.png

 

Nesta casa aconteceram as primeiras reuniões da
organização do movimento em Cachoeira.

                          (Foto: Valma Silva/G1 BA)

 

Visite a Biblioteca e venha conhecer um pouco mais da nossa História!

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios