Palavra do Ouvidor

Joelma Rodrigues Souza

Ouvidora-geral da Câmara Municipal de Camaçari


Tentando se aproximar da população, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Camaçari promove eventualmente o deslocamento de sua sede para as ruas onde a população pode fazer suas críticas e sugestões sem sair da rotina. A ouvidora-geral, Joelma Rodrigues Souza, considera o projeto como gratificante. Leia um pouco mais sobre o funcionamento do órgão em entrevista realizada pela equipe da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador.

Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador: Quais são os canais de comunicação da Ouvidoria com a população?

Joelma Souza: Através do 0800 284 4886 e do site da Câmara Municipal de Camaçari http://www.cmcamacari.ba.gov.br/ouvidoria.html, além de presencial A sede da Ouvidoria fica dentro da Câmara [Rua do Contorno de Centro Cultural, Dois de Julho, s/n, Camaçari, Bahia], na segunda portaria, primeira sala à direita.

OCMS: Vocês não possuem o interesse de explorar as mídias sociais para interagir com a população?

JS: Não ... não temos ainda.A Ouvidoria da Câmara de Camaçari dispõe da TV Câmara e a utiliza quando necessário.

A Ouvidoria promove alguma ação junto à comunidade?

JS: A gente faz eventualmente um itinerante que é na rua, faz aquele trabalho que fica na praça e as pessoas vêm para dar suas críticas, solicitações, sugestões.

OCMS: Como foi a experiência deste contato com a população?

JS: É gratificante porque as pessoas não vêm necessariamente criticar, mas sim desabafar. Você sabe que hoje estamos vivendo em um mundo de manifestações, e por isso a pessoa vem se manifestar para botar o que ta lá dentro pra fora. A gente ouve muita coisa. Por isso, a melhor palavra para descrever seria gratificante porque, apesar do cidadão não conseguir alcançar o seu objetivo, pelo menos sai satisfeito.

OCMS: A maioria dos cidadãos que procuram a Ouvidoria da Câmara Municipal de Camaçari trata de assuntos do âmbito legislativo ou os atendimentos vão além?

JS: Além. Acaba misturando bastante as demandas e o pedido para o legislativo é muito pouco. Por falta de informações lá fora, as pessoas procuram assuntos relacionados à Justiça. Normalmente querem entrar com uma ação contra uma empresa, principalmente aquela de onde saíram no emprego antigo. Então, na falta de informações, eles procuram a Ouvidoria em busca de como proceder.

OCMS: Qual é a sua avaliação quanto a divulgação da ouvidoria para o público de Camaçari? Você acredita que a população sabe e utiliza a ouvidoria?

JS: A nossa maior dificuldade é a falta de informação por parte da população, por não saber e não se interessar pelas atribuições da mesma. Por exemplo: um paciente é atendido no hospital e vem para a ouvidoria adquirir os remédios. Estamos sempre encaminhando, fazendo contato por telefone e ainda informando as reais funções da Câmara.
Entendemos que a Câmara deve desenvolver atividades internas, intermediando os servidores aos departamentos existentes, quando necessário. E, também, atividade externa, informando suas verdadeiras funções, encaminhando as demandas aos vereadores para que eles transforme-as em matéria de discussão e votação aprovadas, sejam encaminhada ao prefeito para o devido cumprimento. Outras demandas podem ser atendidas verbalmente.

(Entrevista feita por Maria Garcia, assessora de comunicação da Ouvidoria da Câmara em 02.06.2014)

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios