Vereadores falam sobre a Festa do Senhor do Bonfim
Qual a mensagem para este ano?

Foto: Reginaldo Ipê
16/01/2020 - 12:30
“Agradecer é a melhor forma de louvar o Nosso Senhor do Bonfim, que com a sua infinita bondade nos conduz no caminho de um mundo melhor. Fé, esperança e proteção são mensagens irradiadas naturalmente nesta festa secular, popular e cristã. A Festa do Bonfim mostra para o mundo a grandeza de ser baiano”. Vereador Geraldo Júnior (SD)
"A Festa do Bonfim é uma caminhada que representa a demonstração de fé e respeito. Podemos festejar mais um ano de retirada dos animais na festa. Em épocas passadas, os jegues vinham e muitas pessoas ficavam em cima deles, causando sofrimento. Os animais são seres vivos e não objetos para serem usados dessa forma. Graças a Deus, essa realidade mudou e hoje podemos comemorar mais uma festa em nossa capital sem a dor dos nossos animais”. Vereadora Marcelle Moraes (sem partido)
“Paz para os humanos e para os animais”. Vereadora Ana Rita Tavares (PMB)
“A Lavagem do Bonfim é ‘Patrimônio Imaterial Nacional’. É um dia de fé e festa que reúne o sagrado e o profano, onde demonstramos a nossa gratidão, renovamos a nossa fé e depositamos a nossa confiança nas graças do Senhor do Bonfim. É um rito de passagem para receber o novo ano, com paz, amor e prosperidade. Oxalá abençoe os nossos caminhos para que possamos continuar trabalhando para o povo e pelo povo”. Vereador Alfredo Mangueira (MDB)
“A celebração ao Senhor do Bonfim é um momento de renovação da fé, gratidão e esperança. A adesão de milhares de pessoas à caminhada nas ruas da Cidade Baixa mostra que há um anseio pela paz no coração dos soteropolitanos. Independente do credo, há a esperança de que 2020 seja um ano de grandes realizações para todos os habitantes da nossa cidade”. Vereador Pedro Godinho (MDB)
“Nossa principal festividade religiosa revela o sincretismo e a diversidade que caracterizam o soteropolitano. A Lavagem do Bonfim é o marco para o início efetivo do novo ano e a inspiração para um recomeço, revigorados pela Fé, pelo desejo de Paz e de Fraternidade. Oxalá!!! Que Senhor do Bonfim ilumine e proteja a todos em 2020”. Vereador Toinho Carolino (Podemos)
“Em Salvador, o ano começa oficialmente depois das bênçãos do Nosso Senhor do Bonfim. A procissão de fé nos dá a força necessária para o ano que inicia. Neste ano, a Lavagem do Bonfim será ainda mais especial. A Colina Sagrada foi totalmente requalificada pelo prefeito ACM Neto e está lindíssima, à altura da fé dos baianos e turistas que vêm participar de uma das maiores manifestações populares da cidade”. Vereador Paulo Magalhães (PV)
“A minha mensagem para o povo de Salvador neste ano é que o Senhor do Bonfim nos dê muita fé, muita força e energia para continuarmos batalhando e lutando. Nesse ano de 2020, que é ano eleitoral inclusive, que a gente consiga uma cidade menos desigual e que as relações das pessoas sejam de solidariedade e de amor. Que o Senhor do Bonfim traga todas essas bênçãos, com alegria e prosperidade para a vida de todos as pessoas". Vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
“Precisamos cultivar a esperança dentro de todos nós. Rogamos ao nosso Senhor do Bonfim que nos dê forças para continuar lutando por uma Salvador melhor para todos. Pedimos que o ano de 2020 seja de reflexão e de muita paz. Eu peço especialmente que o Senhor do Bonfim me dê coragem para continuar lutando por um transporte digno para nossa cidade que precisa de ajustes nesse setor. Muitos ainda não têm acesso ao transporte por ônibus em razão da falta de condições financeiras”. Vereador Hélio Ferreira (PCdoB)
“A Festa do Nosso Senhor do Bonfim é um dos eventos religiosos e turísticos mais relevantes da Bahia. Para mim é uma festa ainda mais especial, pois faço parte da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, instituição religiosa que carinhosamente me acolheu. Neste momento, precisamos refletir sobre o amor de Cristo em nossas vidas, agradecer as bênçãos recebidas e pedir saúde e sabedoria para continuarmos as nossas lutas diárias. Que o Nosso Senhor do Bonfim continue a iluminar os nossos caminhos”. Vereador Téo Senna (PHS)
“Participamos sempre do cortejo como sinal de fé e devoção, desejando um 2020 de muitas vitórias e conquistas para o povo pobre deste país. Lutamos para implantar uma forma de governar com o foco no povo e em suas necessidades. Em Salvador não é diferente. Estaremos reunidos na caminhada até a Colina Sagrada levando nosso protesto e nossa força mais uma vez às ruas”. Vereador Suíca (PT)
“A Festa do Senhor do Bonfim é o retrato da Bahia. Que demonstra o sincretismo típico desse povo que é um exemplo de tolerância e respeito às diferenças religiosas.
Tão importante julgo esta data, que sou autor do Projeto de Lei no 62/2019 cujo objetivo é a instituição de feriado municipal da Lavagem do Bonfim, no escopo de que o máximo de soteropolitanos possam participar”.
Vereador Fábio Souza (PHS)
“A Festa do Senhor do Bonfim é uma das maiores expressões religiosas da cidade do Salvador e da Bahia. É importante que o respeito à ancestralidade, à herança do povo negro seja mantido. As novas gerações precisam ver que esta festa é uma das mais importantes da cultura da Bahia. É uma celebração inter-religiosa, que deve sempre ficar acima da política ou outros interesses pessoais. ”
Vereador Odiosvaldo Vigas (PDT)
“A tradicional Lavagem do Bonfim é mais uma contribuição cultural e religiosa que o povo negro com sua criatividade deixa para a cultura baiana partindo de uma faxina, criatividade, cultura e religião que se misturam em uma festa que prevalece o sincretismo, a inter-religiosidade e o branco de Oxalá. Não há como não lembrar os poetas Capinan e Moraes Moreira ‘o céu abençoa essa fé tão profana, oh minha gente baiana, goza mesmo que doa’. Viva a cultura popular! Viva a Lavagem do Bonfim! ”.
Vereador Moisés Rocha (PT)
"A histórica Lavagem do Bonfim surge a partir do movimento de mulheres negras de Candomblé que lavavam as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim com água de cheiro como símbolo do sincretismo religioso, e hoje, por conta do racismo religioso, elas não têm nem o direito de chegar até as escadas. Como frequentador assíduo da festa, luto pelo protagonismo das mulheres negras nessa celebração tão tradicional da nossa cultura, afinal, o que é a Lavagem do Bonfim sem as baianas?"
Vereador Marcos Mendes (PSOL)
“A lavagem do Bonfim é um marco na entrada do ano. A fé, a mistura das religiões, a cidade com a presença de muitos turistas e alegria de todos na manifestação popular tem grande significado espiritual e cultural para nós baianos.
Para este ano, inicialmente gratidão! Que nosso Senhor do Bonfim nos abençoe com muita paz, saúde e força para continuarmos o trabalho intenso de melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos”.
Daniel Rios (MDB)
“A Lavagem do Bonfim é o momento de renovação de nossa fé. Subiremos a Colina Sagrada pedindo ao Senhor do Bonfim que a melhor capital do Brasil siga avançando, evoluindo em todos os aspectos. Desejamos que 2020 seja um marco para a continuidade desse projeto, que resgatou a autoestima do povo de Salvador. ”
Kiki Bispo (PTB)
“A lavagem do Bonfim é, sem dúvida, umas das maiores manifestações culturais e religiosas da nossa cidade. Além de ser um termômetro para o turismo local.
Participar dessa festa é estar em sintonia com nossas mais profundas tradições e, é obrigação de cada um de nós soteropolitanos, mantermos nossas tradições de pé."
Atanázio Júlio (PSDB)
“É a renovação da fé com um pedido especial de paz! Nada menos que isso! Espero que o espírito de religiosidade com que as pessoas participam da festa do Senhor do Bonfim se converta em compaixão e solidariedade para nós baianos, soteropolitanos e para o mundo”.
Sidninho (Podemos)
“A festa do Bomfim nos ajuda a estar mais próximo de Deus. É o momento que a Cidade se volta para ele. É o momento de agradecer pelas vitórias, conquistas e saúde. Além de pedir a proteção dele em todos os sentidos. Momento de mostrar nossa fé, de participar da alegria que esse momento nos oferece. Que o Senhor do Bomfim continue protegendo todos nós”.
Beca (Cidadania)
“Nesse Bonfim, vamos caminhar com mais fé, que lutemos por mais espaços de poder para as mulheres, para os negros, para os LGBTs, para que cresçamos a luta contra o machismo, o feminicídio, o racismo e a lgbtfobia. Continuamos vivendo ataques a democracia e aos direitos da população trabalhadora por parte do governo fascista Bolsonaro que é apoiado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, que reproduz o mesmo modelo de gestão na cidade. ”
Marta Rodrigues (PT)
“Estaremos presente na caminhada do Bonfim, festa onde o povo tem a oportunidade de mostrar a religiosidade ímpar de nossa cidade onde se misturam as várias crenças todas vivendo em comunhão, lado a lado, um verdadeiro exemplo para um mundo atual com tanta discórdia entre os irmãos”.
Maurício Trindade (DEM)
"A lavagem do Bonfim é para mim uma expressão do respeito, onde o sagrado e o profano caminham lado a lado, com o único objetivo de fazer a união das raças, credos e crenças."
Vado Malassombrado (DEM)
“A tradição deverá sobreviver para que não possamos perder as origens e que sua história permaneça viva para todo sempre.
A Lavagem do Bonfim, traduz na sua essência a renovação, recomeço, esperança, para se manter viva, principalmente a fé.
Que essa "Lavagem" que denomino sagrada, perpasse todos os obstáculos e abra verdadeiros caminhos para um novo tempo”.
Alex Mine (DEM)
“É um momento de agradecer pelo ano que passou, renovar os pedidos de harmonia, paz, justiça social e renovar a nossa fé e ter muita fé na gente. Quer saber quando começa o ano na Bahia? Na Lavagem do Senhor do Bonfim.”
Vereador Sílvio Humberto (PSB)
“Começa o calendário religioso da nossa cidade de fato de 2020, porque o Bonfim traz todas as religiões e pessoas com fé ou não. A Festa do Senhor do Bonfim nos lembra a pluralidade dessa cidade, que muitas vezes sua história se confunde com a do Brasil. Falar de religiosidade começando por um culto ecumênico aqui na “casa da mãe” e caminhando até a “casa do pai”, nosso Senhor do Bonfim, é muito simbólico. Podemos ver o candomblé representado, católicos representados e muitas outras religiões representadas. Todo mundo caminhando lado a lado, mostrando que o que vale mesmo é a união entre as pessoas, dar as mãos e buscar uma cidade melhor”.
Duda Sanches (DEM)
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação