Vereador defende reabertura do Candyall Guetho Square

Paulo Magalhães Jr destaca a importância do espaço para a cultura local

Vereador defende reabertura do Candyall Guetho Square

Foto: Valdemiro Lopes

16/08/2017 - 15:15

Inaugurado em 1996, mas com shows suspensos desde 2003, o Candyall Guetho Square, projeto de Carlinhos Brown no bairro do Candeal, deve ser, na opinião do vereador Paulo Magalhães Júnior (PV), reaberto ao público. Com esse propósito ele apresentou, na Câmara Municipal de Salvador, o Projeto de Indicação nº 658/17, dirigido ao prefeito ACM Neto, argumentando “a importância que este espaço representou e representa para a cultura local, incentivando o turismo, gerando renda e outros inúmeros benefícios à Cidade”.

No projeto o autor justifica que o Candyall Guetho Square causou grande impacto pela arquitetura diferenciada, decoração carregada de elementos e referências múltiplas, palco no centro da quadra, localização inusitada, entre outras características. Além disso, “virou point do verão baiano, onde turistas e a população local disputavam as entradas para ver os famosos ensaios da Timbalada e convidados”.

Poluição sonora

Paulo Magalhães lembra que em setembro de 2001 foi instaurado inquérito civil para apurar queixas de poluição sonora durante os shows, na região do Candeal e Cidade Jardim, a partir de representação de moradores. Além do volume alto do som, reclamavam da falta de estrutura necessária, como sanitários públicos e estacionamento, e do impacto causado pelo grande fluxo de pessoas, perturbando a privacidade e a tranquilidade da comunidade. Outro prejuízo identificado foi a desvalorização imobiliária nos bairros.

Como consequência desta ação judicial os shows deixaram de acontecer no Candeal Pequeno em 2003. O vereador observa que, apesar das reclamações, os shows significavam, para parcela dos moradores da localidade, a possibilidade de desenvolver trabalhos informais para complementação da renda familiar.

Paulo Magalhães reconhece a necessidade de adequações de funcionamento para a reabertura do espaço, como ordenamento do trânsito e dos estacionamentos, acústica para redução da poluição sonora, respeito aos horários para realização dos shows, entre outras providências a serem elaboradas pelos órgãos competentes.
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios