Uma Nova Cajazeiras

Foto: Valdemiro Lopes
05/07/2016 - 16:30
Transformação radical. Essa é a definição para a revolução em curso em Cajazeiras; e acrescento a essa definição que, neste caso, o radicalismo ocorreu para melhor. Mesmo sendo o maior conjunto habitacional da América Latina, Cajazeiras nunca foi prioritário para receber equipamentos, investimentos e melhorias.
Mas a realidade tem mudado ao longo dos últimos três anos. A mobilidade urbana sempre foi um entrave para os moradores dos bairros da região de Cajazeiras, que conviviam diariamente com intensos congestionamentos. Mas uma nova via de acesso à BR-324 está sendo entregue à população; o que vai diminuir o tempo de deslocamento para diversos pontos da cidade.
A melhoria da qualidade de vida dos moradores dessa região da cidade é uma das prioridades do meu mandato e a realização dessa obra partiu de Requerimento (2.932/13) de nossa autoria ao prefeito ACM Neto; que realizou o serviço por entender a real necessidade da obra. O alcance desse benefício trará reflexos para mais de um milhão de pessoas. A via tem 3,6 km de extensão, duas pistas em cada sentido; além de duas rotatórias, viaduto, escadarias, iluminação em LED, sinalizações vertical e horizontal e oito pontos de ônibus.
Os moradores do bairro vão ter um deslocamento mais rápido e confortável; com paradas de coletivos mais perto das residências, o que reduzirá a caminhada para pegar o transporte. O valor investido foi de R$ 60 milhões; com recursos da prefeitura de Salvador.
Com a mobilidade assistida, outro ponto importante também nos preocupava. O acesso a uma unidade de saúde que atendesse a população sem a necessidade de grandes deslocamentos. A partir do Requerimento (1.131/14) de nossa autoria, o sonho da construção do Hospital Municipal de Cajazeiras se tornou uma realidade.
Até o final do próximo ano, Salvador ganhará o primeiro hospital municipal, construído com recursos próprios, no valor de R$ 120 milhões. Localizado na Estrada do Sítio, em Boca da Mata e no Distrito Sanitário de Cajazeiras, o equipamento vai atender uma região com déficit de leitos de urgência e emergência e vai ser integrado com nove UPAs que serão concluídas até o final do ano.
Importante ressaltar as especialidades que estão previstas para o hospital; como Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, que são imprescindíveis para atendimentos de urgência e emergência, por exemplo.
A expectativa é de que 50 mil pessoas sejam beneficiadas mensalmente pelo funcionamento do hospital. Serão 180 leitos tradicionais e mais 30 UTIs; sendo 20 para adultos e dez pediátricos. Por mês, estão previstas três mil consultas, 1.100 internações e dez mil exames.
Isso tudo é reflexo do trabalho que não para. Sempre visando o crescimento da região e a melhor qualidade de vida da população.
Vereador Leo Prates é presidente da CCJ, líder do DEM na Câmara e vice-líder do governo
Fonte da notícia: Secom