Téo Senna comemora sanção da lei do Dia do Samba Junino

Manifestação cultural será celebrada em 17 de abril e passa a integrar o calendário oficial de eventos de Salvador

Téo Senna comemora sanção da lei do Dia do Samba Junino

Foto: Valdemiro Lopes

01/04/2020 - 16:49

O Dia Municipal do Samba Junino passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador. O Projeto de Lei nº 166/2019, sancionado pelo prefeito ACM Neto, na quinta-feira (26), é de autoria do vereador Téo Senna (PHS). Com o objetivo de destacar programas sociais e educativos destinados a difundir informações e orientações que conscientizem a sociedade sobre a manifestação cultural baiana, a data será comemorada, anualmente, no dia 17 de abril.

O Samba Junino é uma expressão tradicional dos bairros de Salvador, ao celebrar o São João, resgatando os antigos festivais de música e de roda de samba que existia nos bairros mais populares do município. “Estou muito feliz por esta conquista, pois venho acompanhando a luta de muitos grupos desta categoria que merece este reconhecimento”, comemorou o parlamentar.

Marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador, o Samba Junino tem suas origens nas casas de candomblé da capital baiana e em muitas festividades como rezas direcionadas aos santos juninos e festas de caboclo.

“Esta é uma manifestação cultural de Salvador que precisava fazer parte do nosso calendário de comemorações há muito tempo. É um reconhecimento justo!”, destacou Téo Senna. O Samba Junino é um Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, reconhecido através da Fundação Gregório de Mattos, desde 2018.


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios