Tenente-coronel PM Roberto Pinto homenageado na Câmara
Medalha Thomé de Souza foi concedida por iniciativa do vereador Alemão

Foto: Valdemiro Lopes
17/08/2016 - 20:54
Ao conceder ao tenente-coronel Roberto dos Santos Pinto, diretor de Pessoal da Polícia Militar da Bahia, a Medalha Thomé de Souza, em sessão solene da Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (17), o vereador Alemão (PHS) justificou: “Esta homenagem é um reconhecimento pelos inúmeros serviços prestados à Polícia Militar, não só no município de Salvador, mas também em outros do Estado da Bahia, na área de segurança pública”.
Segundo ele, o oficial se destacou sobretudo pelas ações sociais que desenvolveu na região de Sussuarana, quando abriu o 5º BPM para a comunidade, implantando a Polícia Mirim. “Uma iniciativa que, infelizmente, foi extinta há mais de 15 anos”, lamentou Alemão, chamando atenção para a sensibilidade demonstrada pelo tenente-coronel para a importância do envolvimento da comunidade com as ações de segurança pública.
Humildade
Natural da capital baiana e formado em direito pela Universidade Católica do Salvador, Roberto Pinto preferiu se dedicar à vocação militar e já soma 36 anos de carreira na PM, onde ocupou vários cargos de comando, a exemplo da coordenação do Centro de Operações Policiais Militares, do Comando de Policiamento da Capital. O último cargo exercido antes de assumir a Diretoria de Pessoal foi o comando da 31ª Companhia Independente da Polícia Militar, que cobre a região de Valéria.
Ao agradecer a honraria, o tenente-coronel classificou a sessão como “um momento especial em minha vida”. E fez questão de dividir o orgulho com toda a corporação: “Recebo esta homenagem com muita humildade e absolutamente consciente de que a conquista desta honraria não é apenas fruto dos meus esforços, mas sim da conjugação de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído com o trabalho da Polícia Militar e a população”.
Ressaltando ainda a importância da humildade para a carreira militar, o oficial destacou que ela é a mola “para não permitir o domínio da prepotência; para reconhecer que as circunstâncias da vida representam fonte permanente de aprendizado; para reconhecer em nosso semelhante, ainda que desfigurado pelo crime, a condição humana, tratando-o com a necessária firmeza, mas dentro de padrões éticos e de respeito que não nos façam perder a tranquilidade de voltar às nossas casas e encarar nossas famílias, sem preocupação ou vergonha pelo que fizemos ou deixamos de fazer”.
Dedicou a Medalha Thomé de Souza, também, aos bairros periféricos, “que só aparecem nos noticiários pelos autos índices de violência”.
Compuseram a mesa da solenidade a delegada Ângela Mesquita, que fez uma saudação especial em nome do vereador Alemão; o coronel PM Harick Bispo dos Santos; a mulher do homenageado, Aldenira, o filho Roberto Walace, a nora Dilciane Oliveira e a sobrinha Paloma Magalhães.
Fonte da notícia: Secom