Suíca sugere telas em passarelas para ajudar a reduzir suicídios
Vereador defende proteção também nos viadutos da cidade
Foto: Antonio Queirós
10/03/2020 - 17:03
Os governos estadual e municipal foram provocados, por meio de indicações apresentadas na Câmara Municipal, para que analisem a possibilidade de instalar telas de proteção em viadutos e passarelas de Salvador como medida para evitar a ocorrência de suicídios e acidentes. A sugestão feita às gestões de Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) é do vereador Luiz Carlos Suíca (PT).
“É uma ação de prevenção importante. A intenção é evitar que aconteça o que vem sendo noticiado pela mídia nos últimos anos. Muitos suicidas utilizam como instrumento do seu intento equipamentos cuja edificação possui altura considerável. Essas estruturas carecem de algum artifício que impossibilite ou dificulte a prática suicida”, salienta.
Suíca diz ainda que, na Bahia, dados preliminares apontam que de 2010 a 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo 114 registros em 2017. “Muitos pesquisadores têm buscado entender o motivo desse crescente problema na sociedade. Na capital, infelizmente, pessoas já cometeram suicídio utilizando pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas parecidas”, completa o vereador, justificando a importância da indicação aos governos.
Tabu
Suíca finaliza dizendo que o suicídio ainda é um tabu, mas que os dados são preocupantes. Ele diz que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) afirma que cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos. Também diz que a maior incidência ocorre entre jovens de 19 a 25 anos, sendo a segunda causa de morte segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“No dia 4 de março, a morte de um homem, que supostamente caiu do viaduto Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Paralela, chocou a capital”, lamentou Suíca.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação