Sessão especial celebra Dia do Estudante
A iniciativa é da vereadora Lorena Brandão

Foto: Reginaldo Ipê
10/08/2017 - 15:07
Uma sessão especial realizada nesta quinta-feira (10), no Plenário Cosme de Farias, prestou uma homenagem aos estudantes. A iniciativa foi da vereadora Lorena Brandão (PSC). O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto. De acordo com a parlamentar, “todos somos eternos alunos. Afinal o aprendizado é algo que devemos levar para a vida inteira”.
A vereadora acredita que “o conhecimento é algo transformador, portanto sempre iremos levantar esta bandeira em defesa de uma educação de qualidade para os alunos”.
O Dia do Estudante é festejado no dia 11 de agosto e foi criado em 1927, como uma forma de homenagem ao centenário da fundação dos primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil, em 1827. O responsável pela criação dos cursos foi D. Pedro I.
Também presente ao evento, Taíssa Gama, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), afirmou que “um dos principais desafios é incentivar os alunos a não evadir dos estudos. Conscientizar os estudantes que a frequência na escola não pode ser encarada como uma mera formalidade”.
Escola Sem Machismo
Taíssa Gama realizou uma exposição sobre o projeto Escola Sem Machismo. Trata-se de uma parceria da ONU Mulheres em parceria com a SPMJ e a Secretaria Municipal da Educação (SMED). “São cinco módulos que ensinam de forma lúdica a combater a cultura do machismo. O conteúdo será transmitido de forma transversal em diversas disciplinas”. Professores da rede municipal de ensino serão capacitados acerca do tema e a implantação do projeto Escola Sem Machismo em Salvador está prevista para o ano letivo de 2018, através de um projeto-piloto em cinco unidades da rede municipal de ensino.
A sessão especial contou com a execução do Hino Nacional pela Orquestra da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim.
Estiveram presentes estudantes do Colégio da Polícia Militar, Colégio Estadual Rubem Dário, Escola Municipal Dom Pedro I, Escola Municipal Ursula Catarino, Colégio Batista Brasileiro e Colégio dos Órfãos de São Joaquim.
A mesa de trabalho também foi composta por Rodrigo Almeida, representante da Secretaria Municipal de Educação; coronel Machado, diretor-geral do Colégio da Polícia Militar; Valdinea Souza, coordenadora do Colégio Estadual Rubem Dário; Mailde Brandão, diretora-geral do Colégio Batista Brasileiro; Armando Oliveira, orientador educacional do Colégio Batista Brasileiro; José Carlos Travessa, diretor-geral da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, e Marinalva Oliveira, professora do Colégio Municipal Dom Pedro I.
Fonte da notícia: Secom