Sessão em homenagem a Castro Alves será em área externa do Solar Boa Vista
Vereador Odiosvaldo Vigas estará à frente da mobilização, nesta quinta-feira (14), às 15h

Foto: Reginaldo Ipê
13/03/2019 - 13:04
A sessão solene regimental em homenagem ao poeta Castro Alves, nesta quinta-feira (14), às 15h, vai ser transformada em mobilização com sarau de poesia na área externa do Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas. A informação é do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).
Na Câmara, Odiosvaldo Vigas levantou a bandeira em defesa da literatura, sobretudo a poesia, e vem lutando para a recuperação do Solar Boa Vista, equipamento que pertence ao Governo do Estado da Bahia.
O prédio histórico onde morou o poeta Castro Alves foi tombado pelo Iphan e se encontra abandonado desde o incêndio ocorrido em 2013. O casarão do século XVIII já foi sede da prefeitura e quando ocorreu o sinistro abrigava a Secretaria Municipal de Educação.
Odiosvaldo Vigas foi o autor da proposição que transformou em sessão solene regimental a atividade legislativa em homenagem ao poeta Castro Alves. Antes, a Casa realizava uma sessão especial para marcar a data.
História
Conforme Odiosvaldo Vigas, as sessões especiais e regimentais realizadas pela Câmara em homenagem ao poeta Castro Alves já entraram para a história da Casa por tratarem de temas dos mais importantes, ajudando a construir uma sociedade melhor ao combater o racismo e ao manter firme a luta por liberdade.
“O combate ao racismo e a liberdade são temas marcantes na poesia de Castro Alves e merecem reflexões diárias, sobretudo nos dias atuais marcados pela nódoa da intolerância. Nosso poeta maior mostrou que estava além do seu tempo e a sua poesia permanece viva entre nós. A Câmara, ao realizar anualmente esta homenagem, mostra que Castro Alves vive”, afirmou Odiosvaldo Vigas.
Abolição - Castro Alves ficou conhecido como poeta dos escravos por lutar pela abolição da escravatura. Em sua trajetória de vida, também defendeu o sistema republicano de governo. Dentre seus escritos poéticos destacam-se “O Navio Negreiro”, “Espumas Flutuantes” e “Os Escravos”.
A data (14 de março) também marca a passagem Dia Nacional da Poesia. Neste dia, em 1847, nasceu Castro Alves, considerado por muitos escritores o maior poeta brasileiro de todos os tempos.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação