Sensibilidade auditiva animal em pauta na Tribuna Popular
Representando o Conselho de Medicina Veterinária, Nádia Rossi de Almeida fez apelo à população

Foto: Antonio Queirós
06/08/2019 - 12:45
A sensibilidade auditiva dos animais ganhou destaque na Tribuna Popular da Câmara de Salvador de segunda-feira (5). Durante a sessão ordinária, Nádia Rossi de Almeida, que integra o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), falou dos males provocados pelos estampidos dos fogos de artifício.
Conforme ressaltou a médica veterinária, os animais possuem sensibilidade dez vezes maior que os seres humanos. Por causa do barulho, disse Nádia, cavalos e bois se assustam e correm para as estradas, correndo risco de atropelo; pássaros sofrem morte súbita; e cachorros acorrentados podem se enforcar.
“Os animais sofrem muito, assim como idosos e crianças com autismo. Estamos lutando para que estes fogos com estampidos sejam substituídos por artefatos que não emitam barulho”, frisou.
Autor de proposição que prevê a substituição, o vereador Marcos Mendes (PSOL) comentou a Tribuna e afirmou ter perspectiva de aprovação da matéria em Plenário. “A ideia é acabar com o estampido, e isso não vai acabar coma beleza das festas, apenas vai fazer de forma responsável”, ressaltou, também estendendo a preocupação com idosos e autistas.
“É uma pauta importante que conta com nosso apoio”, garantiu a vereadora Marta Rodrigues (PT).
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação