Samba Junino anima a Liberdade

Vereador Moisés Rocha incentiva o São João Cultural no bairro

Samba Junino anima a Liberdade

Foto: Antonio Queirós

21/06/2017 - 15:09

Mais uma vez o bairro da Liberdade será opção para quem vai permanecer em Salvador, com a realização do IIIº São João Cultural, que conta com o incentivo do vereador Moisés Rocha (PT). O evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de junho, com apresentação de quadrilhas juninas, shows e desfiles de grupos de samba junino.
Como apoiador da cultura popular eminentemente soteropolitana, Moisés parabeniza os grupos de samba junino da Liberdade, frisando que “eles resistem há mais de 40 anos, mantendo viva essa festividade nos bairros da cidade”.
O samba junino teve grande importância cultural em diferentes bairros da capital baiana durante as décadas de 70 e 80. Moisés lembra que existiam centenas de grupos espalhados principalmente nos bairros do Nordeste de Amaralina, Engenho Velho da Federação, Engenho Velho de Brotas, Garcia e Liberdade. Desde então, os grupos de samba junino marcam presença na festa, desfilando pelas ruas do Pelô.

Interação

Além disso, observa o vereador, grupos como Samba Natureza, Vai Quem Quer, Prego Duro, Samba Elite, Arte de Negro, Samba de Cozinha, Os Negões, Samba de Roda Urbano, Samba Tororó, Viola de Doze, Samba Criolo, Negros d’fé, Samba da Ladeira, Jaké, Leva Eu, Bicho de Cana, Fogueirão e Sambrasil e tantos outros também abrilhantam as festas juninas das comunidades da periferia de Salvador.
“É importante destacar que não se trata de um simples desfile. Existe uma forte interação com as pessoas que não fazem parte dos grupos de samba junino, mas que acabam acompanhando os grupos ao longo do percurso”, frisa o vereador.
O São João Cultural da Liberdade conta com apresentações de dezenas de entidades, iniciando os desfiles a partir de suas ruas de origem, seguindo por becos e vielas, culminando com a apresentação coletiva no sábado, na Rua Lima e Silva (Lapinha/Bairro Guarany), com palco de apresentação na Praça Nelson Mandela. Estão confirmadas atrações como: Bambeia, Gang Ê, Forró Trakejo, Samba Popular e Forró Pé de Serra.
Ao longo de mais de 40 anos o samba junino, movimento cultural genuíno de Salvador, disseminou-se em diversos bairros da cidade. Através desse movimento se destacaram vários artistas da música baiana, brasileira e mundial, como Carlinhos Brown, Tonho Matéria, Daniela Mercury, Tatatu, Reinaldo do Terra Samba e Ninha.
O apoio da Saltur e Bahiatursa, através da intervenção do vereador Moisés Rocha, em parceria com o grupo Sambrasil, tem sido fundamental para renovar e ampliar, ao longo dos três últimos anos, a festa junina para os moradores da Liberdade e adjacências.


Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios