Rotary Club é homenageado na Câmara
Vereador Paulo Câmara presidiu a sessão especial que marcou a passagem do dia municipal da instituição
Foto: Valdemiro Lopes
14/03/2017 - 20:43
Tradição na Câmara Municipal de Salvador, a sessão especial em homenagem ao Dia Municipal Rotary foi celebrada na noite desta terça-feira (14), no Plenário Cosme de Farias. O Rotary Club, instituição internacional sem fins lucrativos, completou 112 anos de fundação em 23 de fevereiro.
O vereador Paulo Câmara (PSDB) presidiu a sessão especial. Antes mesmo de começar a discursar, se comprometeu a apresentar o requerimento para que a solenidade continue a ser realizada pelo Poder Legislativo nos próximos anos.
“Sou neto de Osvaldo Imbassahy, que é rotariano. É um prazer estar aqui hoje. Essa noite não deve se perder. O grande desafio é a renovação, passar para as gerações futuras. A quantidade de pessoas aqui, numa terça-feira à noite, mostra o quanto o Rotary é forte”, elogiou Paulo Câmara.
O autor do requerimento para a realização da solenidade foi o ex-vereador Arnando Lessa, que também propôs o projeto de lei para instituição do Dia Municipal Rotary no calendário oficial da cidade.
“Esse trabalho que vem sendo desenvolvido é internacional. Muitas das ações do Rotary ainda são desconhecidas e precisamos torná-las conhecidas. O lema é servir. Esse dia municipal ressalta a atuação da instituição em Salvador com seus clubes trabalhando e ajudando as comunidades”, disse Lessa.
De acordo com o presidente do Rotary Club Bahia, Eduardo Barbosa, a comemoração do dia é uma maneira de compartilhar com a sociedade o trabalho desenvolvido nas comunidades. “Com a união de todos, vamos fazer um Rotary cada vez mais forte”, afirmou.
A amplitude que a instituição conseguiu alcançar em todo o mundo também foi destacada pelo membro do Rotary Club Bahia, Astor de Castro Pessoa: “É a principal Organização Não Governamental do mundo”.
Durante a sessão especial, foi entregue o Troféu Rosalvo Otacílio Torres aos rotarianos que realizaram serviços de destaque em prol da instituição.
História
O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 pelo advogado Paul Harris, em Chicago, nos Estados Unidos. Ele formou uma das primeiras organizações de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, lugar onde profissional com conhecimentos distintos poderiam trocar ideias e fazer amizades significativas e duradouras. O nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. A instituição congrega 1,2 milhão de líderes profissionais e empresários, que executam projetos de prestação de serviços, focando no combate à fome, pobreza, e analfabetismo.
Fonte da notícia: Secom