Revista Aurora da Rua é lançada na Câmara
Centro de Cultura sediou atividade do projeto que beneficia ex-moradores de rua

Foto: Reginaldo Ipê
28/11/2017 - 15:06
O Jornal Aurora da Rua virou uma revista. E o lançamento foi realizado na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Há dez anos, projeto beneficia ex-moradores de rua, que vendem a publicação. Desde sua fundação, cerca de 180 pessoas já integraram a equipe de vendas.
Além da comercialização, os vendedores participam de todo o processo de edição e distribuição da revista, desde a reunião de pauta para a produção do conteúdo jornalístico, como explica o coordenador do projeto, Henrique Pelegrino. A publicação é bimestral com tiragem de 6 mil exemplares.
De acordo com o coordenador, através da geração de emprego e renda, os beneficiados por esta iniciativa “podem encontrar o seu lugar na sociedade”. Pelegrino frisou que “o jornal que agora virou revista nasceu para ser uma aurora na noite das pessoas que viviam pelas ruas”.
Um dos vendedores da publicação, Carlos Alexandre Nunes dos Santos, 31 anos, avaliou que o projeto tem um significado de reformulação na vida dos ex-moradores de rua. “Através da Revista Aurora da Rua, temos a oportunidade de ter uma renda mensal”, comemorou.
A programação foi iniciada com uma performance do compositor Gerson Guimarães, que cantou a música “Aurora da Rua”. Ele avalia que a transformação do jornal numa revista é “um momento histórico de um projeto que tem como um de seus pilares um modelo fantástico de gestão”. O músico ressaltou que os vendedores “ganham seu sustento e ainda mantêm a população informada”.
Cultura
Presente ao lançamento, o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto (PSB), ressaltou que “as pessoas em situação de rua têm seus direitos negados. E, neste contexto, é importante este apoio do Centro de Cultura da Câmara, um espaço a serviço da cidade”. O parlamentar frisa o mérito do projeto de “dar visibilidade a esta situação indigna que vivem as pessoas em situação de rua”.
Lydia Lúcia Barros, assistente social do Centro de Cultura da Câmara de Salvador, foi a responsável por viabilizar esta parceria entre o Legislativo Municipal e o Projeto Aurora da Rua há nove anos. “Estive em Água de Meninos e conheci o projeto realizado pela comunidade de Trindade, sob a responsabilidade da Igreja Católica. Me encantei com o projeto e com a possibilidade de a Câmara ser uma parceira”, frisou.
“Desde então, os portões do Centro de Cultura têm sido abertos para a realização de diversos eventos do Projeto Aurora da Rua”, completa, destacando que “o Centro de Cultura é um espaço de democratização da cultura na cidade”. A coordenação é do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).
Artistas de rua
Apesar de o lançamento oficial ter sido realizado nesta terça-feira (28), esta é a terceira edição da revista, referente aos meses de outubro e novembro. A matéria da capa intitulada “Meu Palco é a Rua” apresenta um relato do cotidiano dos artistas que fazem do espaço urbano o cenário ideal para apresentar seus talentos.
A matéria retrata o dia a dia de palhaços, malabaristas, poetas e estátuas-vivas que realizam performances artísticas nas ruas de Salvador.
Os interessados em assinar a revista podem entrar em contato através do whatsapp (71) 99348-0144 ou pelo e-mail assinatura@auroradarua.org.br.
Fonte da notícia: Secom