Promotora Lívia Vaz recebe Comenda Maria Quitéria

Autor da resolução, o vereador Suíca ressaltou a representatividade da homenageada

Promotora Lívia Vaz recebe Comenda Maria Quitéria

Foto: Antonio Queirós

31/05/2017 - 22:20

Por iniciativa do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), a Câmara Municipal de Salvador outorgou, na noite desta quarta-feira (31), no Plenário Cosme de Farias, a Comenda Maria Quitéria para a promotora de Justiça Lívia Maria Santana e Sant’Anna Vaz. A honraria é dedicada às mulheres que se destacam em atividades que beneficiam Salvador e o Estado da Bahia.

Conduzida ao Plenário pelo pai, Wanderlindo Sant’Anna, e pela avó, Wanda Santana, além da vereadora Marta Rodrigues (PT) e o vereador Sílvio Humberto (PSB), Lívia Vaz foi saudada com entusiasmo pelos convidados e pelo Coral Em Canto, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

Ao justificar a Comenda para Livia Vaz, o vereador Suíca exaltou o trabalho da promotora em prol da igualdade e destacou sua atuação exemplar para as comunidades. “Nós enxergamos em Lívia esta mulher que muitas vezes está lá, na periferia, e talvez não saiba que exista esta mulher poderosa, esta super promotora lutando em defesa das questões de enfrentamento e igualdade. Ela representa um conjunto de mulheres, e as mulheres precisam se ver nesta mulher”, frisou Suíca.
Marcada por emoção, a entrega da honraria foi realizada pelos pais de Lívia Vaz, Wanderlindo Sant’Anna e Círia Santana e Sant’Anna. 

Causas importantes

Bacharela em Comunicação Social pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFba), Lívia Vaz atua como promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia desde 2004. Tem experiência com Direito Público, especialmente Direito Constitucional e Direitos Fundamentais.

Em seu discurso, Lívia, que é coordenadora no MP do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (Gedem), lamentou e cobrou políticas públicas diante do alto índice de assassinatos de negros e homossexuais. “Essa Comenda não é minha, não é para mim. Quando essa Casa Legislativa aprova a unanimidade de uma Comenda como essa, a minha leitura é que essa unanimidade está me dizendo que estas causas são importantes, que estas causas são também responsabilidade desta Casa, dos nossos vereadores”, disse, defendendo uma legislação mais rigorosa em relação às cotas raciais, à Lei Maria da Penha e os crimes ligados a LGBTfobia. 

Além de Suíca, que dirigiu a sessão solene, e a vereadora Marta Rodrigues, que o substitui ao discursar, a formação da Mesa contou ainda com a homenageada Lívia Vaz; Edilene Lousado, procuradora-geral de Justiça do MP-BA; Márcia das Virgens, procuradora de Justiça; Cleia Costa dos Santos, procuradora estadual; Márcia Teixeira, promotora de Justiça do MP-BA; Vilma Reis, ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Ana Angélica Rabelo, coordenadora do Sindlimp-BA; e Lidivaldo Brito, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios