Projeto prevê nome Praça do Cacau para logradouro na Rua Mamorana
Proposta do vereador Antônio Mário vai ao encontro da escolha da comunidade local

Foto: Reginaldo Ipê
21/07/2016 - 15:32
O vereador Antônio Mário (PSC) propõe, por meio do Projeto de Lei nº 228/16, que o logradouro nº 1.825, localizado na rua Mamorana, no bairro de Santa Luzia do Lobato, passe a ser chamado de Praça do Cacau.
Conforme o vereador, após a construção da praça na rua Mamorana, o espaço ficou precisando de um nome definitivo. “Diante do impasse, realizou-se uma eleição e por maioria de votos a comunidade escolheu o nome Praça do Cacau, porque no passado, no mesmo local, existiam roças de cacau com muitas plantações”, justificou Antônio Mário.
A praça, frisou o vereador, é muito conhecida no bairro e entorno,sendo o principal ponto de referência da localidade. “O nome Praça do Cacau não é uma denominação oficializada na Prefeitura de Salvador, motivo pelo qual a aprovação deste projeto de lei, pela Câmara, regularizará o nome do logradouro e com o reconhecimento da vontade da comunidade”, reforçou Antônio Mário.
Argumentos
Ainda nas argumentações, previu transtornos para a comunidade, caso a praça ganhe outra denominação, a exemplo das entregas de correspondências pelos Correios, implicando em extravios por endereço errado.
“É importante para a população local que se dê prioridade aos nomes de logradouros que demonstrem vínculo com a região que receberá a denominação. O que se pretende quando se escolhe um nome para um logradouro público é resguardar a memória e a história local”, destacou Antônio Mário.
Para o vereador, “as denominações de logradouros públicos devem garantir, primeiramente e preferencialmente, as tradições locais e lembrar figuras, fatos, locais e datas representativas da história local”.
Fonte da notícia: Secom