Presidente Leo Prates lamenta morte de Mãe Stella de Oxóssi
Vereadora Marta Rodrigues também emite nota de pesar lamentando o desenlace da ialorixá

27/12/2018 - 16:03
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), decretou luto oficial de três dias na Casa pela morte da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, ocorrida na tarde de quinta-feira (27). Ele lamentou o falecimento da líder religiosa, destacando o seu legado para as religiões de matriz africana.
“O Brasil perdeu uma referência da religião de matriz africana. A sabedoria de Mãe Stella de Oxóssi, com suas ponderações e uma infinita tolerância religiosa, é o que fica para todas as gerações diante da tristeza pelo desenlace da vida”, disse Leo Prates.
A vereadora Marta Rodrigues (PT) emitiu nota de pesar sobre a morte da ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. “É uma grande perda para todos os brasileiros. Partiu hoje para o Orum uma guerreira, que dedicou sua vida para o candomblé e pela luta contra o racismo religioso no Brasil. Mãe Stella deixa um legado inquebrantável de paz, de amorosidade e de união entre as religiões. Com certeza será muito bem acolhida e sua mensagem de amor continuará entre nós”, afirmou Marta.
Liderança
“Mãe Stella deixa uma grande lacuna na nossa comunidade. Perdemos a maior liderança espiritual do nosso Estado. A Bahia conhece a Mãe Stella liderança forte entre o povo de Santo, mas também líder espiritual respeitada por todas as religiões. A Bahia conhece a Mãe Stella sábia, conselheira de todos nós”, disse a vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
O vereador Hilton Coelho (PSOL) disse que Mãe Stella terá sempre o respeito e gratidão de todos. “Mãe Stella entra para a eternidade. Virou mais uma ancestral”, destacou o vereador.
“Obrigado por tantos ensinamentos valiosos e por seu exemplo de Vida. Vá em paz, Mãe Stela”, lamentou o vereador Toinho Carolino (Podemos).
O vereador Sílvio Humberto (PSB) destacou os 42 anos dedicados pela ialorixá ao culto dos Orixás. “Perdemos no plano físico uma grande referência da Tradição dos Orixás, no plano espiritual, agora rompendo as barreiras do tempo e espaço seguirá os desígnios da ancestralidade. Que descanse em paz!”, declarou.
“A morte dela representa uma perda inestimável para todos nós que lutamos por igualdade, contra o racismo e a intolerância religiosa”, afirmou o vereador Suíca (PT).
Outro que lamentou a morte da candomblecista foi o vereador Henrique Carballal (PV). “Foi com profunda tristeza que soube da morte de Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes ialorixás do nosso país. Mãe Stella, à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, foi uma referência, para todos nós, na luta contra a intolerância religiosa. Já está fazendo muita falta”, disse.
Fonte da notícia: Secom