Outorga da Medalha Thomé de Souza a José Carlos Travessa
Homenagem ao gestor da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim foi requerida pelo vereador Alemão

Foto: Valdemiro Lopes
18/07/2016 - 11:44
A Câmara Municipal de Salvador outorgou, na noite de sexta-feira (15), no Plenário Cosme de Farias, a Medalha Thomé de Souza a José Carlos Travessa de Souza. A entrega da honraria foi proposta pelo vereador Antônio Libânio, o Alemão (PHS), através da Resolução nº 2.502/16. A sessão especial foi aberta e dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que convocou os vereadores Alemão, Pedrinho Pepê (PMDB) e Sílvio Humberto (PSB), além do ex-vereador e atual diretor de Relações Institucionais da Prefeitura de Salvador, Pedro Godinho, para conduzir o homenageado à mesa solene.
Após a execução do Hino Nacional, o autor da Resolução usou a tribuna para justificar a outorga. “Quando apresentei a proposta desta outorga aos demais vereadores, obtive de imediato uma resposta positiva, pois todos aqui reconhecem a importância deste grande homem para nossa sociedade”, disse Alemão.
Coube à esposa Doralice e os filhos Moisés Travessa e Antônio Monteiro, a entrega da Medalha Thomé de Souza a José Carlos Travessa. “Essa não é uma medalha minha, é uma medalha do povo”, dedicou.
Em seu discurso, o gestor da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim enalteceu amigos e trabalhadores da tradicional feira, que colaboram com seu projeto filantrópico, atendendo cerca de 2.500 crianças e adolescentes. “É nessa Casa do Povo que eu, com orgulho, recebo este título, lembrando dos meus filhos e dos órfãos de São Joaquim”, disse emocionado, enquanto lembrava das doações alimentícias recebidas de feirantes.
“O reconhecimento de pessoas de nossa comunidade é importante porque, ao reconhecer determinadas personalidades, nós estamos colocando estas em evidência como referência pela atitude, pela história de vida”, salientou a vereadora Aladilce Souza, ao complementar a justificativa do vereador Alemão.
A mesa da sessão especial contou com as presenças da vereadora Aladilce Souza, presidindo o evento; o homenageado, José Carlos Travessa; o vereador Alemão; a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento; o desembargador do Tribunal de Justiça, Ivanilton Santos da Silva; o chefe da Casa Militar, coronel Carlos Augusto Gomes Souza e Silva; o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão; o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Wellington do Carmo Cruz; a delegada da Polícia Civil, Ângela Mesquita; e o grão mestre da Grande Loja Maçônica da Bahia; Jair Tércio.
Perfil
José Carlos Travessa de Souza nasceu no dia 22 de setembro de 1949 e começou a trabalhar aos 12 anos. Em sua trajetória, trabalhou como perito criminal, inspetor do trabalho e delegado, onde se destacou e foi designado para ocupar os principais cargos de direção da Polícia Civil. Em sua trajetória acadêmica, graduo-se em Contabilidade, Administração, Economia e Pedagogia.
Ao longo da sua vida exerceu atividades filantrópicas na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, foi conselheiro na Irmandade da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, tesoureiro da Escola Técnica, além de membro do Conselho Administrativo da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim.