Médico José Américo será homenageado pela Câmara
Sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Salvador foi agendada para o dia 11 deste mês

Foto: Diretoria de Comunicação
07/06/2019 - 12:40
Por iniciativa do vereador Atanázio Júlio (PSDB), o médico pediatra José Américo Silva Fontes, natural de Aracaju/SE, será homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão de Salvador. A sessão solene de outorga da honraria foi agendada para o dia 11 deste mês (junho), às 19h, no Plenário Cosme de Farias.
Conforme o vereador, José Américo foi diplomado em 1962 pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Especializou-se na área de pediatria, iniciou o seu mister como estudante residente da Maternidade Tsylla Balbino e passou a interino da Clínica Pediátrica professor Bráulio Xavier no Hospital Santa Isabel.
Também lecionou, como professor assistente de pediatria, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na área editorial, publicou os livros “Manual de Perinatologia”, “Assistência Materno-Infantil”, “Perinatologia Social”, “Perinatologia – Ciência e Arte”, “Lesão Cerebral: Causas e Prevenção”, “Assistência Preventiva ao Recém-Nascido – Para Parteiras e Agentes de Saúde” e “Obstetrícia para Pediatras e Pediatria para Obstetras”.
A perinatologia é o ramo da medicina (obstetrícia e pediatria) que lida com o feto e o lactente durante o período perinatal, que começa na 28ª semana de gestação e termina 28 dias após o nascimento.
Títulos
Em 2012, concluiu a graduação em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Na mesma instituição de ensino superior, fez o Curso de Especialização em Direito Médico-Hospitalar e o Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea. Pela Pontificium Institutum Joannes Paulus II – Pontificium Universitatem Lateranensem, realizou o estudo “In Scientia de Matrimonio Et Familiae”.
“O nosso homenageado, o doutor José Américo, é a demonstração maior da firmeza de caráter. A sua integridade é absoluta. Na vida profissional e na vida pessoal, ninguém jamais ouvirá qualquer referência a deslize de comportamento. Ele não abre mão da conduta ética, que o levou à condição de presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Bahia e a receber o Título de Cidadão Baiano, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia”, assegurou o vereador Atanázio na justificativa do projeto de resolução.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação