Medalha Thomé de Souza ao professor Lauro Gurgel  

Sessão requerida pelo vereador Téo Senna também homenageou os 45 anos do curso de Educação Física da UCSal

Medalha Thomé de Souza ao professor Lauro Gurgel   

Foto: Valdemiro Lopes

13/12/2018 - 03:00

A Câmara Municipal de Salvador homenageou, na noite desta quinta-feira (13), no Plenário Cosme de Farias, os 45 anos do Curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador (UCSal). O evento ainda foi marcado pela concessão da Medalha Thomé de Souza ao professor Lauro Gurgel de Oliveira Júnior.  As sessões especial e solene, respectivamente, foram idealizadas pelo vereador Téo Senna (PHS), que presidiu o evento.

Educador físico formado pela UCSal, Téo Senna destacou o pioneirismo e a evolução que transformou a instituição em referência. “Foi através desse curso que se iniciou o processo de formação profissional na área na Bahia. Permitindo a homens e mulheres, que não dispunham de condições de deslocarem-se para outros estados da Federação, a oportunidade de realizar o curso, bem como, foi esse curso que criou o ambiente para criação de outros que se seguiram”, frisou Téo, que em setembro celebrou na Casa, em sessão especial, o Dia do Profissional da Educação Física.

A homenagem do Poder Legislativo municipal foi exaltada pela professora e pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária da UCSal, Eliana Sales Brito. “Esse momento é de muita alegria, pois consideramos uma justa homenagem. A UCSal se orgulha de ter oferecido o primeiro curso de Educação Física da Bahia e ainda continuamos a luta. Estamos muito felizes”, afirmou. 
A parte musical da sessão contou com apresentação de Isaias Alves (Sávio) e sua guitarra baiana. Um vídeo institucional da UCSal também foi exibido.

Educação
  
Com 38 anos de serviços prestados à Educação Física, o professor Lauro Gurgel recebeu da esposa, Rute Borges Gurgel, a Medalha Thomé de Souza. “O sentimento é de profunda alegria, mas gostaria de destacar que essa homenagem não é só minha. Gostaria de dividir com meus pares, colaboradores, familiares, colegas, que trabalham de forma significativa à frente do curso, mas também à figura de todos os professores”, declarou. Lauro Gurgel foi conduzido ao plenário pelos filhos: Pedro Leonardo Andrade Almeida Gurgel e Guilherme Borges Gurgel. 

O homenageado lembrou da falta de estrutura no início do curso, quando as aulas práticas eram realizadas na antiga Fonte Nova, em comparação com o momento atual. Ao falar sobre a importância da educação física, o professor valorizou a educação em geral. “A educação é algo fundamental e dentro dela está a educação física, que ressalta a importância do esporte para o homem integral e que precisa saber conviver em sociedade, diferenciar regras e aprender a ganhar e perder”, observou.

Ao longo da carreira, o professor fez especialização e mestrado em Cuba, além de doutorado em Educação na Universidade da Madeira, em Portugal.
“Tenho certeza que esta Medalha é extensiva a cada um de nós, pelo trabalho que Gurgel vem fazendo dentro da Universidade”, salientou Téo Senna, diante do plenário repleto de profissionais da área. 
Ainda compuseram a mesa: Georgeochohama Dulclerc Almeida, professor e fundador do curso de Educação Física da UCSal; Og Robson de Menezes, representando o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF); e Pedro Nizan Gurgel de Oliveira, secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios