Maria Berenice Poli é a mais nova cidadã de Salvador

Advogada recebeu honraria em sessão solene por iniciativa do vereador Paulo Câmara

Maria Berenice Poli é a mais nova cidadã de Salvador

Foto: Reginaldo Ipê

05/09/2016 - 17:48

O trabalho social de atendimento aos mais necessitados desenvolvido na capital baiana pela advogada Maria Berenice Poli, natural de Blumenau, Santa Catarina, foi devidamente reconhecido com o Título de Cidadã da Cidade do Salvador, entregue na noite desta quinta-feira (1º), por iniciativa do presidente do Poder Legislativo, vereador Paulo Câmara (PSDB).

Entre as ações realizadas nos últimos 45 anos pela homenageada em Salvador, o presidente Paulo Câmara destacou a atuação na equipe da Defensoria Pública Estadual, atendendo aos mais necessitados nas mais diversas áreas.

“Só pessoas que se permitem sonhar dedicam seu tempo aos menos favorecidos. É também a faculdade de sonhar que a levou a cursar a Universidade Livre do Espírito, da Fundação Lar Harmonia. Transcorridos 45 anos de sua chegada, doutora Maria Berenice Poli já conhece os caminhos de Salvador como a palma de sua mão”, afirmou Paulo Câmara, após citar “todos os santos, encantos e axé” da música “Chame Gente” de Moraes Moreira.

A homenageada, por sua vez, demonstrou muito orgulho ao receber a condecoração da Câmara Municipal mais antiga entre as capitais brasileiras. A unanimidade na aprovação do projeto para a entrega do Título de Cidadã também foi muito comemorada.

“Assim como aconteceu com a minha indicação ao TRE, esta honrosa Casa Legislativa também aprovou o meu nome por unanimidade. É um motivo de muita felicidade. Desde 1971, quando cheguei, fiquei encantada com a hospitalidade e receptividade dos soteropolitanos. Aqui, me tornei plenamente adulta, mãe e profissional, decidi viver e criei minha prole. Agora posso dizer que sou soteropolitana de fato e de direito”, comemorou Maria Berenice Poli.

Além da homenageada e do vereador Paulo Câmara, também fizeram parte da mesa durante a sessão solene a procuradora do Trabalho, Maria Lúcia Sá Vieira; os advogados e professores, Jorge Luiz Gomes Pedreira Lapa e Roberto Matos Júnior; as advogadas Jamile Vieira e Marluzi Andrea Barros; além do empresário Romero Carvalho e da psicóloga Regina Passos.

Apresentações musicais dos militares, subtenente Josué da Paz e do tenor Sargento Lima abrilhantaram a sessão solene.

Biografia

Maria Berenice Poli passou a morar em Salvador em abril de 1971. Entre os anos 1986 e 1987, ainda na Faculdade Católica do Salvador, atuou na equipe da Defensoria Pública Estadual, já com visível inclinação para a área do Direito de Família, onde sentia que efetivamente poderia auxiliar as pessoas. Em agosto de 1987, concluiu o curso de Direito.
Em 1989, abriu seu primeiro escritório de advocacia, no bairro do Comércio, onde permaneceu por mais de 11 anos, atuando nas áreas do Direito de Família, Direito Imobiliário e Direito das Obrigações.

Entre os anos de 2001 e 2003, ocupou o cargo de juíza eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por indicação do desembargador Amadiz Barreto.

Como componente do TRE, foi nomeada membro da Comissão de Concurso Público realizado em setembro de 2003, ocupando no mesmo Tribunal o cargo de corregedora em exercício por ausência da titular. Nesse período, foi também condecorada com a Medalha de Mérito Eleitoral por causa da atuação na referida Corte.
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios