Major Valdino Sacramento recebe Medalha Thomé de Souza
Comandante da companhia do Nordeste de Amaralina foi homenageado pelo vereador Luiz Carlos Suíca

Foto: Valdemiro Lopes
17/12/2019 - 19:44
“Nosso intuito é homenagear o policial que sabe a hora de usar a farda e a hora de usar o coração.” A frase do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) sobre o major Valdino Sacramento da Silva, resume a forma como a comunidade e a corporação enxergam o comandante da 40º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina). O oficial que se destaca pela postura humanizada recebeu da Câmara Municipal de Salvador, na noite desta terça-feira (17), a medalha Thomé de Souza.
A honraria foi proposta pelo vereador Luiz Carlos Suíca que também presidiu a sessão solene. “Eu e o vereador Moisés Rocha temos um trabalho intenso na comunidade do Nordeste de Amaralina e Santa Cruz. Nossa aproximação com o comandante nasceu desse diálogo. O major Valdino sabe receber a comunidade e fazer com que ela seja respeitada”, afirmou Suíca.
“Fico feliz em ver homens e mulheres negros ascenderem ao oficialato. Nós queremos ser protagonistas nessa cidade, pois somos maioria. Temos que exercer essa maioria em todos os campos”, disse o vereador Moisés Rocha (PT).
Representando o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, o coronel Anildo Batista, disse que a corporação esse orgulha de profissionais como o major. “Homem de uma retidão e caráter irretocáveis. Sou um grande admirador”, pontuou o coronel.
Já o coronel Manoel Xavier de Souza Filho, comandante do major, disse que a homenagem a major Valdino é para toda corporação. “Saber separar o joio do trigo em uma comunidade com aquela complexidade não é fácil. O major Vanildo desempenha um papel social importante ali”, destacou o coronel.
Homenageado
“Em 13 de fevereiro deste ano, ao assumir o comando da 40ª CIPM, eu renovei a minha carreira. Para mim o policiamento comunitário é trabalhar com aproximação. O policial militar é um cidadão, um integrante da comunidade e deve agir como tal”, pontuou o homenageado.
Na comunidade onde atua, o major mantém junto com o grupamento, um curso pré-vestibular, atividades de reforço escolar, doação de cestas básicas e oficinas de música. É esse papel social que o faz querido pelos moradores e o credenciou também a receber a Medalha Thomé de Souza da Câmara Municipal de Salvador.
Nascido em 10 de fevereiro de 1975, em Salvador, o major Valdino Sacramento da Silva ingressou em 1994 na Academia de Polícia Militar, sendo declarado 1º tenente em 25 de novembro de 1997. Iniciou sua carreira de oficial na Gêmeos, sendo um dos fundadores da recém-criada operação para combater os crimes cometidos nos transportes coletivos na capital baiana.
O major destaca-se por sua expertise em armamento e tiro, sendo colecionador de diversos títulos e premiações, além de instrutor credenciado pela Polícia Federal e Exército Brasileiro. Foi instrutor das Tropas para Forças de Paz da ONU, Academia de Polícia Militar e Academia de Polícia Civil. É atleta confederado em tiro pela Confederação Brasileira de Tiro Prático e de Tiro Esportivo e pela confederação Norte Americana de Tiro Prático.
A mesa da sessão solene foi composta pelos já citados e também pelo subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, major César Castro; pela coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Angélica Rabello; pelo coronel José Gracindo Peixinho; pelo tenente coronel Jorge Luiz Lemos e pelo presidente do Conselho do Carnaval, Jairo Matos. O diretor administrativo da Casa, Adriano Gallo, também prestigiou a sessão.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação