Major PM Ricardo Pita é condecorado pela Câmara

Medalha Thomé de Souza foi outorgada em sessão solene requerida pelo vereador Vado Malassombrado

Major PM Ricardo Pita é condecorado pela Câmara

Foto: Valdemiro Lopes

15/08/2016 - 20:41

A atuação do major José Ricardo de Jesus Pita na vida militar, em mais de 30 anos de serviços prestados à sociedade baiana, foi reconhecida pela Câmara Municipal (Resolução nº 2.524/16), com a outorga da Medalha Thomé de Souza. A honraria foi entregue em sessão solene no Plenário Cosme de Farias, na noite desta segunda-feira (15), por iniciativa do vereador Vado Malassombrado (DEM).
“Jamais imaginei que um dia poderia estar aqui, como vereador da Cidade Baixa, tendo o privilégio de homenagear uma figura ilustre da nossa Polícia Militar, que é o major Ricardo Pita”, discursou o vereador Vado Malassombrado. Ainda em sua fala, destacou que a honraria outorgada pela Câmara também representa uma “conquistada com muita luta e determinação ao longo da carreira militar”.
“Como cidadão de Itapagipe, o major Ricardo Pita sempre colaborou e participou das ações sociais e esportivas desenvolvidas pelas instituições filantrópicas da Cidade Baixa. Como policial, é exemplo de homem público, cumpridor de suas atribuições, respeitador da hierarquia militar e do Regimento da Polícia Militar”, reforçou a justificativa o vereador Vado Malassombrado.

Agradecimento

A Medalha Thomé de Souza foi entregue pela esposa do homenageado, Joseny Freitas de Carvalho, e pelas filhas Júlia de Jesus, Letícia de Jesus e Camile Tereza de Jesus, que também conduziram o major Ricardo Pita pelo plenário à mesa de trabalho.
Em seu discurso de agradecimento, o homenageado lembrou as dificuldades da infância, na Península de Itapagipe, numa humilde casa. Destacou o ingresso na Academia da Polícia Militar, momento dos mais importantes, passando em primeiro lugar, e a atuação, depois de formado, na região suburbana, onde ganhou a confiança e o respeito da comunidade.
Na visão do major Ricardo Pita, a medalha tem um valor intrínseco ao mundo espiritual. “Estamos bebendo da fonte de Cosme de Farias, protetor dos pobres e dos oprimidos. Vamos também beber na fonte de Thomé de Souza, primeiro governador-geral e defensor da nossa Salvador. Tudo isso tem um valor muito importante, que é o espiritual”, frisou.     

Perfil biográfico

O major José Ricardo Pita nasceu em Salvador, na Península de Itapagipe, em 1966. Ingressou no Colégio da Polícia Militar da Bahia em 1973 e na Academia da Polícia Militar em 1986, concluindo o curso de oficiais aos 22 anos, em 1988.
Na carreira militar, atuou como comandante da CIA de alunos, corregedor setorial e secretário da 3ª CIPM, coordenador do Departamento de Promoção Social, comandante de Pelotão e subcomandante de Companhia (8º Batalhão PM/BA), secretário do 16º BPM, comandante da 4ª Companhia do 16º BPM, corregedor setorial do CPM e comandante da 49ª CIPM/São Cristóvão, dentre outras ocupações. Atualmente, responde pelo Departamento de Finanças da Corporação, nos Barris.
Na sessão solene, o Hino Nacional foi executado pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, sob regência do subtenente Evaldo de Souza. Participaram de mesa de trabalho, além do vereador e do homenageado, o coronel PM Anselmo Bispo, o tenente-coronel Paulo de Azevedo Coutinho, o tenente-coronel Adson Marquezine, o tenente-coronel Daniel da Silva Santos Júnior, o tenente-coronel Arismar Prado, o major Itamar Gondim Bandeira e o major Moisés Gomes Mustar.


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios