League of Legends em debate na Câmara
Proposta do vereador Paulo Câmara prevê a realização de uma etapa presencial do jogo eletrônico em Salvador

Foto: Antonio Queirós
14/07/2016 - 18:10
O universo dos jogos eletrônicos e o empreendedorismo entre os jovens foram debatidos em uma sessão especial promovida pela Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (14), no Plenário Cosme de Farias. O evento foi requerido pelo presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), autor do Projeto de Indicação nº 208/16, que prevê a realização de uma etapa presencial do League of Legends (LoL) em Salvador.
Na abertura da sessão, o legislador destacou a importância de uma competição da dimensão do LoL para a geração de negócios e empregos no Município. “É um mercado enorme, que acontece de forma silenciosa. E nós, na condição de gestores, temos a obrigação de potencializar esta atividade”, disse Câmara, expressando a vontade de fazer da competição em Salvador referência para o País.
Presente no evento, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, apoiou a iniciativa do presidente do Legislativo municipal. Para o gestor, a modalidade além de ser um atrativo turístico, desenvolve a economia. “O objetivo é trazer uma atividade regular para Salvador, em que o espírito empreendedor dos jovens seja estimulado”, ressaltou Edington, destacando o respeito da Câmara quanto ao “rito e a transparência” da proposição. O presidente da Saltur ainda demonstrou interesse de integrar as competições do League of Legends no Calendário Oficial da cidade.
Emoção dos jogos
Narrador de torneios oficiais da Riot Games no Brasil, o baiano Tácio Schaeppi destacou o pioneirismo da Câmara de Salvador no apoio aos jogos eletrônicos. “O público aqui é muito apaixonado, mas muito carente. O que está sendo proposto aqui é um passo à frente”, frisou.
De acordo com Tácio Schaeppi, a etapa final Circuito Brasileiro de League of Legends (CBLoL), realizada em São Paulo, no dia 9 de julho, que contou com transmissão no auditório do Centro de Cultura da Câmara, envolveu mais de 400 pessoas na organização. No espaço multiuso da Casa, cerca de 700 admiradores do LoL prestigiaram a exibição. “É um sonho que precisa de apoio”, definiu o narrador, revelando se emocionar durante os eventos. Ainda sem data definida, a Torre do LoL será exposta no Parque da Cidade, conforme anunciado por Schaeppi.
Referência na modalidade esportiva, o soteropolitano Rafael Rakin, de 21 anos, disse que o diferencial do LoL é a “emoção que causa nas pessoas”. Grato pelo espaço cedido pela Câmara, Rakin disse lamentar que os jogadores ainda precisem sair do estado por falta de estrutura e apoio. A proposição de Paulo Câmara, segundo ele, fará o esporte eletrônico crescer em âmbito local.
A mesa da sessão especial contou ainda com as presenças de Bruno Ricci, diretor executivo e fundador da Flipside E-sports; William Lacerda, sócio-proprietário da Eledis Agency; David Silva, crítico de games do portal iBahia; e Ricardo Silva, diretor da 42 Cultura e Comunicação e criador da Gamepólitan - a maior feira de games do Norte-Nordeste.
Fonte da notícia: Secom