Ireuda Silva propõe debates sobre questões de gênero e raça

Vereadora assegura que seu mandato não ficará restrito a uma única causa

 Ireuda Silva propõe debates sobre questões de gênero e raça

Foto: Valdemiro Lopes

16/01/2017 - 10:35

Nos primeiros dias de mandato, a vereadora Ireuda Silva (PRB) já requereu a realização de 22 sessões especiais, que devem ocorrer neste ano. Algumas das atividades discutirão questões relacionadas a gênero e raça. Entretanto, frisou a parlamentar, o mandato não estará restrito a uma única causa.
Dentre seus requerimentos, a vereadora propõe a realização de uma sessão especial, no dia 23 de março, para discutir “Políticas Públicas e Municipais Para a Inclusão da Mulher no Mercado de Trabalho”. Segundo Ireuda, “a intenção é estimular o diálogo a fim de criar políticas públicas de estímulo e capacitação para a inserção da mulher no mercado de trabalho, como cursos profissionalizantes e a construção de creches. Além disso, essas sessões têm o intuito de dar voz à sociedade”.
De acordo com Luís Chateaubriand, analista da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), “as mulheres persistem com as maiores taxas de desemprego, maior dificuldade na oferta de cargos de chefia e rendimentos inferiores. Ainda existe um longo caminho pela frente”.

Números

A boa notícia é que, conforme pesquisa da SEI, em 2014, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve redução nas taxas de desemprego feminino, que passou de 22,3% para 20,2%, atingindo a segunda menor taxa da história da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), levantamento feito em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No mesmo ano (2014), de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego na RMS, incluindo homens e mulheres, atingiu 11,9% da população; o que equivale a 237 mil pessoas.
“Tive que enfrentar os desafios diários do preconceito pelo simples fato de ser mulher. Temos que lutar e nos superar”, afirma Ireuda Silva.
Sobre a atuação na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora afirma que tem consciência da responsabilidade e das expectativas, “principalmente com aqueles que confiaram em mim”. Ireuda frisa que não vai ficar “limitar numa única bandeira, segmento ou causa”, ressaltando que foi “eleita vereadora da cidade”.

Anemia falciforme


A vereadora também demonstrou preocupação em discutir temas inerentes à raça negra. Numa outra sessão especial, Ireuda pretende debater, no dia 8 de junho, a questão da anemia falciforme. Originária da África, a doença falciforme é uma mutação genética registrada em outros continentes devido à diáspora africana.
Dentre as 22 sessões especiais requeridas pela vereadora constam debates sobre Andropausa (em 7 de abril), Dia Municipal do Aleitamento Materno (em 10 de agosto) e Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher (em 20 de outubro).
 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios