Hospital Octávio Mangabeira é tema de audiência pública
Debate no Centro de Cultura será realizado na próxima quinta-feira (18), às 9h

Foto: Divulgação
15/08/2016 - 15:28
O principal centro de referência em tratamento de pacientes com doenças pulmonares na Bahia, o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), passa por dificuldades no atendimento por falta de medicamentos e materiais, acarretando na redução no número de internações. Para discutir a importância do hospital na assistência à população será realizada, no Centro de Cultura da Câmara, audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (18), às 9h.
“A situação do hospital é delicada, com o atual secretário estadual de Saúde [Fábio Vilas-Boas] ameaçando interromper suas atividades. Não podemos permitir que o centro especializado em tratamento de tuberculose e doenças pulmonares feche suas portas e prejudique milhares de pessoas que necessitam desse atendimento. Em vez de pensar em acabar com o Octávio Mangabeira, a Secretaria deveria se preocupar em investir no hospital, começando pela valorização de seus servidores e servidoras”, pontua Aladilce.
Segundo dados da instituição, o centro tem capacidade para 217 leitos, mas apenas 90 funcionam. Além das dificuldades com a ampliação das ofertas de serviços aos pacientes e com materiais fundamentais para assistência, outra preocupação dos servidores são as ameaças de privatização da unidade.
Participarão da audiência os representantes da instituição, além dos funcionários e usuários do serviço, que terão a chance de discutir as carências do hospital especializado.
Fonte da notícia: Secom