Homenagem à Revolta dos Malês no Campo da Pólvora
Marta Rodrigues participou de reunião com secretário estadual e representante da Conen

Foto: Assessoria
09/03/2020 - 17:03
A vereadora Marta Rodrigues, líder do PT na Câmara de Salvador, se reuniu no dia 2 deste mês com Gilberto Leal, integrante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), e com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, para tratar sobre uma pauta antiga do movimento negro: a homenagem à Revolta dos Malês no Campo da Pólvora. Naquele local, muçulmanos escravizados foram mortos por terem lutado contra a escravidão, em 1837.
A proposta da Conen é de que a Estação do Metrô da localidade passe a se chamar “Estação Campo da Pólvora – Malê”, e que no local sejam colocados símbolos – ou esculturas – em referência ao importante levante baiano.
A pedido do Movimento Negro, a vereadora Marta Rodrigues apresentou em 2017 um projeto de indicação ao Governo do Estado solicitando o acréscimo do nome ao equipamento e a criação de monumentos em homenagem aos quatro heróis do movimento (Jorge, Pedro, Gonçalo e Joaquim) e à heroína Luíza Mahin, nas dependências da estação. “É de extrema importância que reconheçamos nossa história e que a população tenha acesso a esse conhecimento. É uma questão de pertencimento do nosso povo, de maioria negra”, pontuou Marta. A proposição foi aprovada pela Câmara.
Manifesto
Na reunião, o membro da Conen lembrou que a pauta faz parte do manifesto “Malês, uma outra revolta!”, lançado em 2001, onde defende-se a implantação de símbolos e referências à Revolta dos Malês no Campo da Pólvora. “As lutas da população negra foram de extrema importância para sermos quem somos. A Revolta dos Malês teve uma capacidade surpreendente de organização, qualidade nas pautas das reivindicações e lideranças ímpares”, destacou Leal.
O secretário Nelson Pelegrino disse que as demandas serão discutidas internamente entre outros órgãos da Sedur e secretarias. Ele ressaltou a importância da reivindicação como forma de valorizar a história da Bahia, trazendo-a para o cotidiano do seu povo.
Revolta dos Malês - Protagonizada na Bahia, de 1835 a 1837, quando os líderes foram mortos, a revolta teve como objetivo a libertação de todos os escravos de religião islâmica e a garantia da liberdade de culto. Suas ações foram baseadas em experiências de combate que trouxeram da África.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação