Historiador conta curiosidades do Elevador Lacerda
Durante palestra realizada no Centro de Cultura, Paulo Serra lamentou a falta de conhecimento sobre o cartão postal
_20171219172734428387.jpg)
Foto: Antonio Queirós
19/12/2017 - 15:28
Em palestra realizada na tarde de segunda-feira (18), no auditório do Centro de Cultura da Câmara, o historiador Paulo Serra detalhou a trajetória da construção de um dos maiores cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda. O equipamento que liga as cidades alta e baixa, inicialmente batizado de Elevador Hidráulico da Conceição, completou 144 anos no dia 8 de dezembro.
Durante a explanação, intitulada “Descubra Lacerda e o seu verdadeiro elevador”, Serra contou a saga de Antônio de Lacerda e lamentou a falta de conhecimento sobre a construção do empreendimento, inaugurado em 1873. “É a história que não tem em lugar nenhum. Somos daqui, mas a gente não sabe nada”, afirmou.
A apresentação do historiador destacou a busca de Lacerda por investidores, que contou com o apoio de vinte empresários e até a ajuda do pai, Antônio Francisco de Lacerda, que adiantou uma parte da herança ao filho. Conforme contou Paulo Serra, Antônio Lacerda enfrentou obstáculos causados por concorrentes locais e empresas estrangeiras.
Dentre as curiosidades contadas, o historiador trouxe ao público presente no auditório do Centro de Cultura a lembrança da primeira iluminação das cabines, realizada por grandes velas de cera.
Fonte da notícia: Secom