Gilmar Santiago destaca importância da Embasa
Em 2017, o vereador deixa a Câmara Municipal e retorna à empresa, que completa 45 anos de atividades

Foto: Assessoria do vereador
19/12/2016 - 14:22
Ao participar, na quinta-feira (15), em Salvador, do “encontrão” da Embasa, o vereador Gilmar Santiago (PT) destacou a importância da empresa nesses 45 anos de atividades e a necessidade de continuar a ser uma empresa pública de saneamento. “A Embasa é a quarta maior empresa da Bahia, a nona do Nordeste e a quinta maior empresa de saneamento do Brasil em receita líquida, de acordo com o ranking do jornal o Estado de S. Paulo”, frisou o vereador, que é funcionário e em 2017 retorna à empresa.
No “encontrão”, que reuniu a direção e os trabalhadores da Embasa na capital e interior, também foram apresentados dados do Ranking do Saneamento – Trata Brasil 2016. Nele, Vitória da Conquista aparece como primeira cidade do Norte/Nordeste, Salvador a quarta e Feira de Santana a sexta. Entre as capitais, Salvador está em oitavo entre as capitais. “A elevação do percentual de domicílios com saneamento básico ajuda a reduzir a mortalidade infantil”, observou Gilmar, lembrando que a Embasa tem 4.733 empregados.
Despedida
“Política a gente faz no parlamento e nas ruas”, afirmou Gilmar Santiago, em discurso de despedida da Câmara Municipal de Salvador, na sessão ordinária de terça-feira (13). Na ocasião, o legislador antecipou que na próxima semana vai apresentar um projeto de indicação à Unesco para o tombamento da área adjacente à Ladeira da Montanha como Patrimônio da Humanidade e evitar que o local seja alvo da especulação imobiliária.
“Deixo a Câmara com a sensação do dever cumprido. Procurei debater a cidade nos três planos diretores urbanos e leis orgânicas. Denunciei o [Edifício] La Vue e valeu a pena porque a cidade vai se livrar desse trambolho. Cheguei à Câmara pela luta vitoriosa contra a privatização da Embasa e em janeiro retornarei à Embasa”, lembrou, destacando entre os projetos que conseguiu aprovar as cotas de 30% para negros em concursos públicos municipais e a participação na Lei do Saneamento Básico.
Vereadores da situação e oposição fizeram questão de ressaltar o papel desempenhado por Gilmar na Câmara. “É um orgulho para esta Casa”, disse Leo Prates (DEM). “Reconheço a importância da sua passagem por esta Casa”, declarou Claudio Tinoco (DEM). “Com a denúncia do La Vue, você impôs uma derrota ao governo Temer”, ressaltou Aladilce Souza (PCdoB).
Fonte da notícia: Secom