Gazo, presidente do Sintepav-Bahia, é cidadão de Salvador
Homenagens póstumas à líder sindical Nair Goulart foram prestadas na sessão solene

Foto: Reginaldo Ipê
15/09/2016 - 13:09
A trajetória sindical de Irailson Warneaux de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-Bahia), foi premiada na manhã desta quinta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal. Natural de Valença, no interior do estado, Gazo, como é conhecido na categoria, recebeu o Título de Cidadão da Cidade do Salvador por iniciativa do vereador Leo Prates (DEM).
O autor da proposta para a concessão da honraria foi chamado pelo homenageado carinhosamente de “peão da construção”. Leo Prates, emocionado, disse que o título é estendido a todos os trabalhadores da construção pesada e representa um reencontro pessoal.
“Meu pai é engenheiro civil. Minhas brincadeiras na infância eram em canteiros de obras. Essa homenagem é um reencontro com a minha própria história. A minha cadeira na Câmara foi conquistada graças a esses trabalhadores. Foi na construção civil que aprendi a valorizar todo o tipo de trabalho”, afirmou Leo Prates, que é engenheiro por formação.
O “vereador peão da construção” destacou a trajetória do homenageado e os serviços prestados aos trabalhadores.
“Ele é incansável na luta pelo fortalecimento dos trabalhadores da construção pesada. Gazo amplia seu trabalho social quando apoia diversas entidades esportivas e religiosas, por compreender que o movimento sindical e suas responsabilidades devem estar presentes nas diversas instâncias da cidade. Pela sua brilhante atuação como líder dessa importante categoria para o desenvolvimento da nossa cidade, essa homenagem é mais do que justa”, argumentou Leo Prates.
Após a receber a honraria das mãos das filhas Iris, Irailma e Isabela, Gazo agradeceu a força da categoria. “Devo este título a todos os trabalhadores da construção pesada que estiveram comigo em todos os momentos. Para mim, é uma honra muito grande. Essa cidade me adotou e agora sou, oficialmente, filho de Salvador”, festejou.
Homenagem póstuma
A morte da líder sindical Nair Goulart, no dia 7 de setembro, foi lembrada em diversas oportunidades durante a sessão solene. Os trabalhadores aplaudiram e entoaram gritos de ordem em homenagem a ex-presidente da Força Sindical Bahia.
Ao falar sobre a companheira de luta, Gazo teve dificuldades e embargou a voz. “Perdemos uma grande companheira que vinha lutando há seis anos contra um câncer, mas tenho certeza que a Força Sindical continuará a ser muito bem conduzida”, afirmou.
O vereador Leo Prates apresentou no dia 9 de setembro o Projeto de Lei nº 278/16 para que um logradouro público de Salvador receba o nome de Nair Goulart, em homenagem à trajetória da líder sindical.
Além de Leo Prates e Gazo, fizeram parte da mesa da sessão solene o novo presidente da Força Sindical, Nilson Bahia; o subprocurador do Ministério Público do Trabalho, Manoel Jorge; o auditor da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Flávio Nunes; o diretor financeiro e o coordenador jurídico do Sintepav-Bahia, respectivamente Emerson Gomes e Flávio Cumming.
Biografia
Gazo tem na trajetória de vida a defesa dos trabalhadores. Nascido em Valença, sua história com o movimento sindical começou em 1985. No ano seguinte, realizou sua primeira greve e percebeu a importância da união dos trabalhadores para que avanços sejam conquistados. Depois disso, sua inserção no movimento sindical não demorou e ingressou no Sindicacau.
Em 1999, ajudou a construir a Força Sindical Bahia, período em que passou a viver em Salvador. Com sua ajuda, centenas de sindicatos do estado foram fortalecidos.
Fonte da notícia: Secom