Fotógrafo Valter Lessa será homenageado pela Câmara

Referência do fotojornalismo na Bahia receberá, nesta terça-feira (19), o Título de Cidadão de Salvador

Foto: Antonio Queirós

13/11/2019 - 15:16

As fotografias de José Valter Lessa Pontes retratam personagens da sociedade baiana e as transformações urbanísticas ocorridas em Salvador a partir da década de 1950. Sua rica trajetória na imprensa local projetou a capital baiana internacionalmente. Por tudo que fez, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Atanázio Júlio (PSDB), concederá ao jornalista fotográfico o Título de Cidadão de Salvador. A honraria será entregue em sessão solene, nesta terça-feira (19), às 19h, no Plenário Cosme de Farias.
Natural da cidade de Itapipoca/CE, Valter Lessa chegou à capital baiana em 1955, iniciando as suas atividades profissionais no estúdio de Leão Rosemberg, considerado o melhor do estado. Em 1957, foi contratado pelo jornal A Tarde, ficando até 1970, indo em seguida montar o banco de fotografias do Jornal da Bahia, que estava sendo implantado.
“Valter Lessa é um dos pioneiros do fotojornalismo na Bahia e o primeiro fotógrafo a usar as lentes teleobjetiva e grande angular”, lembrou Atanázio Júlio na justificativa do projeto de resolução. O vereador ressaltou que o homenageado divulgou em revistas internacionais os casarios da Bahia, os saveiros, as praias, as baianas e a capoeira.
“É com justiça que a Câmara confere o Título de Cidadão de Salvador a Valter Lessa, que é, sem dúvidas, uma das maiores referências do fotojornalismo na Bahia”, frisou Atanázio Júlio.
Valter Lessa é diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Bahia (Arfoc-BA). 
 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios