Extinção do prazo de validade dos créditos do SalvadorCard

Proposta da vereadora Marta Rodrigues considera os prejuízos financeiros provocados pela pandemia

Extinção do prazo de validade  dos créditos do SalvadorCard

Foto: Agência CMS

17/06/2020 - 16:07

Líder do PT na Câmara Municipal, a vereadora Marta Rodrigues apresentou um projeto à Prefeitura de Salvador sugerindo o fim do prazo de 90 dias dos créditos adquiridos para o sistema de transporte coletivo. A proposta da parlamentar tem objetivo de permitir que os usuários - de meia-passagem, vale eletrônico, bilhete avulso ou vale-transporte - utilizem o crédito do SalvadorCard por tempo indeterminado, impedindo que percam o valor das tarifas.

No caso dos estudantes, acrescenta a vereadora, o prejuízo está sendo ainda maior, uma vez que eles estão sem aulas devido à determinação do Governo do Estado e da Prefeitura, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Diante da pauta, o mandato da vereadora criou uma petição online para que a população possa expressar sua opinião sobre o projeto no site www.queromeuscreditos.martarodrigues.com.

“Temos muitos estudantes que estão com crédito vencido e terão que gastar mais dinheiro para desbloquear quando as aulas forem retomadas ou quando voltarmos à normalidade. Então é importante que esses créditos não expirem e possam ser utilizados a qualquer momento. Salvador tem uma população de maioria pobre e não é justo que percam os créditos para passagem que colocaram em seus cartões”, declara Marta.

Saldo zerado

Atualmente, existem 200 mil cartões de meia-passagem estudantil, 400 mil cartões de vale eletrônico e 500 mil cartões de bilhete avulso em Salvador. A vereadora explica que muitos usuários do sistema, entre trabalhadores e estudantes, necessitam

pegar dois coletivos para chegarem aos seus destinos e, ao passarem o cartão, descobrem que estão com o saldo zerado.

Foi o caso, por exemplo, do estudante Wallace Teixeira, da Faculdade de Comunicação da Ufba. “Eu usei o cartão pela última vez em 16 de março, início da quarentena, e de lá para cá estou em isolamento social. Tinha realizado recarga acredito que uma semana antes da última vez que usei. Dia 4 de junho precisei ir ao médico e quando fui usar o cartão o saldo estava zerado. A sorte é que tinha dinheiro na carteira”, relata o universitário.


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios