Exposição Orí no Centro de Cultura
A mostra, do artista plástico Fábio Pitágoras, é composta por pinturas em telas
_2016817155853480156.jpg)
Foto: Divulgação
17/08/2016 - 15:59
Nesta quinta-feira (18), às 18h, no Centro de Cultura, será aberta à visitação, a Exposição Orí (cabeça), do artista plástico Fábio Pitágoras. Os interessados podem conferir a mostra até o dia 2 de setembro, sempre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
A exposição é composta por pinturas em telas – acrílica sobre tela – que simbolizam a cultura e a religiosidade africana. “Em sua significância, a entrega do Orí a uma divindade das religiões de matrizes africanas, como no candomblé que é representada pelos Orixás, também se refere a um encontro espiritual donde a cabeça é o princípio e o fim do destino de cada um. O Orí é o Orixá em particular, com toda a sua força e grandeza. É aquele que guia, que acompanha e ajuda pessoa, desde o dia do seu nascimento, durante toda vida e após a morte, buscando referenciar sua caminhada no cumprimento da busca do equilíbrio e da harmonia. Dentro deste processo de construção resolvi homenagear a minha mãe, Lourdes Pitágoras, responsável pela formação do meu Orí ”, ressalta Fábio.
A abertura da exposição contará com as participações da bailarina Fabiana Almeida, e dos cantores e compositores Ery Dantas e Nelson Rocha. Ainda durante o evento, o escritor José Mário Conceição (Mazé) estará relançando seu livro Negras Memórias.
Fonte da notícia: Secom