Dia do Bailarino comemorado na Câmara
Vereadora Lorena Brandão falou sobre o compromisso de democratizar a dança

Foto: Antonio Queirós
01/09/2017 - 17:49
Bailarina desde os 3 anos de idade, a vereadora Lorena Brandão (PSC) se emocionou ao homenagear a dança em sessão especial pelo Dia do Bailarino, na tarde desta sexta-feira (1º). Ela falou sobre o compromisso com a democratização da arte e citou como exemplo o grupo de dança formado pelo Ministério de Artes da Igreja Batista do Caminho das Árvores, por onde já passaram mais de 300 crianças e adolescentes.
“Eu saí do balé, mas o balé nunca saiu de mim. Temos que lutar pelo fortalecimento da dança e mostrar que ela não é elitista. O papel das igrejas é importante nesse processo de democratização da arte”, frisou Lorena. Ela defendeu, entre outras coisas, que a dança, sobretudo o balé, seja resgatado de dentro das escolas para os espaços públicos.
Homenagem
Essa necessidade de democratizar a dança foi referendada, também, pelas bailarinas Rosana Abubakir, diretora do Ballet Rosana Abubakir; Karyne Lacerda, diretora da Ebateca; Lilian Pereira, da Associação de Bailarinos e Amigos do Balé Teatro Castro Alves; e Viviane Bittencourt, do Ministério de Artes do Caminho, além do professor e bailarino Felipe Silva, também do Ministério de Artes do Caminho. Eles parabenizaram a vereadora pela iniciativa e pela valorização da dança.
Com placas em forma de sapatilha de balé, Lorena homenageou Rosana Abubakir, Karine Lacerda e Mailde Brandão, representada por Viviane Bittencourt.
Apresentaram-se no evento a Banda da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim, que, sob a regência do maestro Edivan Moreira, tocou Asa Branca atendendo a um desafio da vereadora Lorena Brandão; o grupo Godol Elohai, do Ministério de Artes do Caminho; e bailarinas da Ebateca e do Ballet Rosana Abubakir. Foi exibido um vídeo com exibição de coreografia do The Royal Ballet.
Fonte da notícia: Secom