Destaque para os 470 anos da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Sessão especial requerida por Téo Senna teve momentos de emoção com relatos de fé e história da santa padroeira da Bahia

Destaque para os 470 anos da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Foto: Valdemiro Lopes

21/11/2019 - 09:22

Representantes da Igreja Católica e sua comunidade se reuniram nesta quarta-feira (20), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, para celebrar os 470 anos da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A sessão especial foi requerida pelo vereador Téo Senna (PHS). História, música e relatos de fé marcaram a noite. 
O canto harmonioso do coral da Basílica da Conceição da Praia entoou o Hino Nacional dando início à solenidade. Após os convidados formarem a mesa, o anfitrião demonstrou a alegria de poder realizar um evento de tamanha importância cultural e religiosa: “A Basílica é uma inspiração para os fiéis de todas as idades, além de um símbolo de devoção à nossa santa padroeira. Um orgulho localizado no coração de Salvador”.
Téo Senna, que é integrante da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, revelou que a afinidade com a igreja vai além, pois no dia 8 de dezembro, durante a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição, algo o marcou: “Essa é uma data muito importante na minha vida, pois foi neste dia que comecei a namorar a minha esposa. Este ano (2019), vamos completar 36 anos casados!”.
E os momentos emocionantes não pararam por aí. O documentário Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia trouxe ao plenário o leque de beleza, história, arte e fé abrigados pela Basílica. Toda a atenção se voltou ao telão que apresentou a narrativa do único templo religioso móvel da América Latina, construído no ano de 1549, tendo a sua matriz elevada em 1623, em seu estilo barroco.

Padroeira

Para Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, a igreja teve sua importância reconhecida quando instituída Basílica, pelo Papa Paulo VI. Em 1946, foi elevada a Sacrossanta Basílica, quando o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira única e secular do Estado da Bahia.
De acordo com ele, outro privilégio é a sua localização: “De frente para a Baía de Todos os Santos está a igreja dedicada àquela que é rainha de todos os santos e de todos os anjos, que é Nossa Senhora”.      
“470 anos, que não são 470 dias!”, destacou o padre Adilton Pinto Lopes, reitor e pároco da Basílica homenageada, para falar sobre a grandiosidade do resgate histórico: “Agradeço muito ao vereador Téo Senna por essa relembrança. Certamente, Nossa Senhora fica feliz e recebe uma benção pela capacidade de recordar esses fatos e fazer todos nós participarmos desse evento que marca a história da nossa Basílica”.
Também fizeram o uso da palavra a juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Marília Gabriela Silva Dias, e a pesquisadora e restauradora de documentos e livros antigos e autora do livro – Uma História Escrita à Mão: Manuscritos da Construção da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni.
Além dos já citados, também integraram a mesa solene o delegado episcopal para as Irmandades, Ordens terceiras e Devoções, padre Jonathan de Jesus da Silva, e o comandante da 16ª CIPM (Comércio), Major Cesar Augusto Santiago Piedade. Em um clima de festa e ao som do hino da padroeira da Bahia, a comemoração foi encerrada.

 


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios