Desafios do lúpicos são expostos na Tribuna Popular
Representante da Loba, Jacira Conceição relatou problemas da doença e apelou aos vereadores

Foto: Marivaldo Filho
09/05/2017 - 16:55
A galeria do Plenário Cosme de Farias foi ‘pintada’ de roxo na sessão ordinária da tarde desta segunda-feira (8). Pacientes com lúpus, amigos e familiares foram representados por Jacira de Souza Conceição, da Associação Lúpicos Organizados da Bahia (Loba). A aparência franzina enganou quem não conhecia a presidente da instituição. Da Tribuna Popular, mostrou fibra ao relatar dificuldades, desafios e a importância da conscientização.
Jacira Conceição explicou que o roxo é a cor mundial da doença. Para ela, a mobilização no sentido de informar e conscientizar deve ir além do 10 de maio, data internacional de atenção à pessoa com lúpus.
“Só quem tem a doença sabe as dificuldades enfrentadas. Muita gente acha que não é nada, mas estamos perdendo os nossos jovens para o lúpus por falta de divulgação, interesse e conscientização, que não podem ficar restritos a só um dia no ano”, afirmou Jacira Conceição.
Passe livre
Além das ações de divulgação sobre o lúpus, a representante da Loba apelou aos vereadores para que seja apresentado projeto de lei para conceder passe livre aos portadores da doença.
“É muita dor e sofrimento. Não podemos pegar ônibus lotados e temos que selecionar o transporte que pegaremos”, explicou.
Os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Hilton Coelho (PSOL), Marta Rodrigues (PT), Odiosvaldo Vigas (PDT), Sílvio Humberto (PSB) e Tiago Correia (PSDB) discursaram solidários à causa.
A vereadora da PCdoB sugeriu que a Câmara de Salvador fosse iluminada com a cor roxa durante o mês de maio. “É uma demonstração que essa Casa apoia essa luta”, declarou.
Para Odiosvaldo Vigas, “governos municipal, estadual e federal devem se unir na elaboração de políticas públicas voltadas para as pessoas com lúpus”.
Fonte da notícia: Secom