Delegação chinesa de Harbin visita a Câmara de Salvador
O presidente Paulo Câmara recepcionou o grupo e descreveu o trabalho realizado pelo Legislativo municipal

Foto: Antonio Queirós
17/10/2016 - 17:12
Uma delegação da cidade chinesa de Harbin visitou, na tarde desta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Salvador com o objetivo de estreitar as relações culturais, econômicas e científicas com a capital baiana. No Salão Nobre, a vice-presidente da Comissão de Harbin da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yang Xiaoping, foi recepcionada pelo presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB).
A comitiva ainda contou com as presenças dos representantes do Escritório de Assuntos Chineses Ultramarinos e Estrangeiros, Guan Yuping e Gu Zhaoli; além da vice-diretora da rádio de Harbin e emissora de TV, Kai Li.
O presidente Paulo Câmara iniciou o encontro explicando à delegação como funciona o Poder Legislativo local. Ele destacou ao grupo que a Câmara de Salvador foi a primeira do Brasil, e que as proposições mais importantes para o desenvolvimento da cidade passam pela Casa.
Ressaltando o momento de transição que se aproxima, às vésperas de uma nova legislatura, Paulo Câmara salientou que sua gestão foi responsável pela implantação do voto aberto e do Portal Transparência. “Aqui prestamos satisfação para quem nos colocou aqui, que é a população”, frisou.
Presenteado por Yang Xiaoping com um livro retratando o Festival do Gelo, principal atração turística em Harbin, que chega a uma temperatura de -35°, o presidente do Legislativo destacou a cordialidade dos visitantes. “É uma satisfação recebê-los aqui”, disse, chamando a atenção para a educação e o respeito da cultura oriental. Ele ainda receberia durante a visita uma gravata, um lenço com gravura do Oriente e o convite para conhecer Harbin, cidade carinhosamente apelidada de "Paris Oriental".
Cidades coirmãs
Sobre as relações entre as duas cidades, o vereador Paulo Câmara disse que Salvador e Harbin são coirmãs e tendem a instituir uma parceria cultural e econômica. “É um encontro muito promissor, e se tudo der certo, como eles colocaram, passo a passo, de forma muito pontual para que a gente possa trazer benefícios para nossa cidade e também para Harbin”, disse, propondo a relação turística entre os dois povos.
Paulo Câmara retribuiu os presentes com dois livros, que contam a história do Poder Legislativo soteropolitano e do Carnaval de Salvador. Após o encontro no Salão Nobre, o presidente acompanhou a delegação durante um passeio no Plenário Cosme de Farias e no Memorial da Casa.
“É uma cidade muito bonita. Aqui tivemos a sensação de estar em casa de parentes”, resumiu Yang Xiaoping, que também exerce a função legislativa na condição de deputada. O intérprete da visita foi o representante da Associação Internacional Econômica e Cultural Brasil/China, Xu Lin.
Fonte da notícia: Secom