Comissão repudia declaração de presidente da Fundação Palmares

Vereador Moisés Rocha defende a exoneração de Sérgio Nascimento de Carvalho

Comissão repudia declaração de presidente da Fundação Palmares

Foto: Valdemiro Lopes

03/12/2019 - 14:51

A declaração do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Carvalho, que colocou em xeque a existência do racismo no Brasil, foi alvo de críticas da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador. Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (2), o presidente do colegiado, vereador Moisés Rocha (PT), fez pronunciamento acerca das afirmações do gestor.
“Quero manifestar, em nome da Comissão, nosso repúdio veemente e pedir a exoneração do novo presidente da Fundação Palmares, o senhor Sérgio Camargo, por conta de sua incompatibilidade com a função”, declarou Moisés, recebendo apoio da Mesa Diretora, presidida nesta tarde pelo 2º secretário, vereador Orlando Palhinha (DEM). 
A Fundação Palmares foi instalada em 1988 e está ligada ao Ministério da Cultura. Suas principais diretrizes apontam para o combate ao racismo e a promoção de atividades culturais voltadas para a população negra.  
Integrante da Comissão de Reparação, o vereador Silvio Humberto (PSB) condenou a nomeação do novo chefe da entidade. “Lamentável a Fundação estar agora submetida ao que denominamos escravidão mental”, classificou. O vice-presidente da Câmara, vereador Kiki Bispo (PTB), também se associou ao repúdio por conta da “declaração infeliz”. 
O atual presente da Fundação Cultural Palmares ainda manifestou críticas a Zumbi e pediu o fim do movimento negro.

Minuto de silêncio

Com um minuto de silêncio, no Plenário Cosme de Farias, a Câmara de Salvador prestou homenagem – in memoriam - à estudante Elitânia de Souza da Hora, de 25 anos, assassinada pelo ex-namorado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo; e às nove vítimas de uma ação policial em Paraisópolis, em São Paulo. O requerimento foi feito pelo vereador Marcos Mendes (PSOL).
“Elitânia foi brutalmente assassinada e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dela ia versar justamente sobre feminicídio”, lembrou o legislador.


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios