Comandante da Base Aérea recebe Título de Cidadão de Salvador
Honraria foi outorgada em sessão solene presidida pelo vereador Henrique Carballal

Foto: Valdemiro Lopes
05/12/2016 - 20:48
O comandante da Base Aérea de Salvador, o coronel-aviador Marcello Lobão Schiavo, recebeu da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (05), o Título de Cidadão de Salvador. A homenagem foi realizada em sessão solene presidida pelo vereador Henrique Carballal (PV), autor do requerimento. O reconhecimento acontece após 10 anos vivendo na cidade. O coronel morou em Salvador, entre 1994 e 2002, como 2º tenente da Base Aérea, e está na capital baiana desde 2014, quando assumiu o comando.
O título foi outorgado faltando apenas 10 dias para o comandante deixar a Base Aérea de Salvador. O coronel Schiavo está de partida para o Rio de Janeiro, onde fará um curso de Estado-Maior por um ano. Em seguida, assumirá o posto de adido militar no Paraguai. “Nesses dois anos pude comprovar que o baiano é um povo bom, honesto e guerreiro. Aprendo todos os dias com a sabedoria simples desse povo. O baiano é professor na arte de viver”, disse o coronel Schiavo.
O vereador Henrique Carballal destacou que uma pessoa só obtém a naturalidade por dois meios: por nascimento ou por merecimento. “Todo militar quando chega a esse estágio da carreira merece todas as honras por sua dedicação ao nosso país. Nesse momento de crise institucional as Forças Armadas e seus representantes nos mostram um equilíbrio moral. O coronel Schiavo sempre demonstrou respeito a Salvador, seu povo e cultura. Mostrou brilhantismo na condução da Base Aérea e carinho por nossa cidade. Agora Salvador faz esse reconhecimento”, disse Carballal.
Para a entrega do título, o vereador convidou os pais do homenageado, o coronel Sabatino Schiavo e a mãe Déa Rosário Lobão Schiavo. A banda da Base Aérea de Salvador, sob a regência do 2º tenente e maestro Charles Willians, executou o Hino Nacional e a música de entrada.
Trajetória
Marcello Lobão Schiavo nasceu na cidade de João Pessoa, na Paraíba, em 31 de janeiro de 1972. Ingressou nas Forças Armadas em 1º de fevereiro de 1986. Na Câmara Municipal, já foi homenageado com a Medalha Thomé de Souza, também por indicação do vereador Carballal.
“Minha mãe é baiana de Caetité e eu cresci ouvindo as histórias dela e de meu pai, que aqui serviu. Sempre tive um encantamento pela Bahia. Foi em Salvador que eu cresci profissionalmente, passando de 2º tenente a capitão, aumentei minha fé católica e me casei. Agradeço à Câmara Municipal essa honraria que supera qualquer merecimento da minha parte”, disse o homenageado.
O coronel também destacou as qualidades da Base Aérea de Salvador. “Hoje Salvador abriga o melhor avião de patrulha submarina do mundo. Temos destaque também no patrulhamento aéreo”, ressaltou Schiavo.
“Nesse período de convivência com o coronel Schiavo pude testemunhar a excelência do trabalho que ele desenvolve à frente da Base Aérea, na relação com as outras Forças e nas melhorias que implementou. Ele fez um trabalho relevante por Salvador”, destacou o comandante da 6ª Região Militar, o general de Divisão Joarez Alves.
O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, também elogiou a atuação do comandante. “O coronel Schiavo tem um espírito de cooperação muito grande. É muito fácil trabalhar com ele. Destaco sua atuação nas Olimpíadas, que foi um momento em que precisamos atuar em parceria”, ressaltou o secretário.
Os vereadores do PT Waldir Pires e Moisés Rocha fizeram parte da mesa de trabalho da sessão solene. Também compuseram a mesa o secretário Maurício Barbosa; o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Henrique Trindade; o vice-almirante da Marinha do Brasil, Arnon Lima Barbosa; o comandante da 6ª Região Militar, Joarez Alves; o capitão de Mar e Guerra Márcio Tadeu das Neves, representando o comandante do 2º Distrito Naval, o vice-almirante Cláudio Portugal; o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Anselmo Brandão; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel BM Francisco Luiz Telles Macedo.
Fonte da notícia: Secom