Celiah Zaiin honra o nome de Maria Quitéria
Artista foi homenageada pela Câmara com a comenda que leva o nome da heroína baiana

Foto: Reginaldo Ipê
09/04/2019 - 13:06
A honra de Maria Quitéria permanece viva no imaginário dos baianos e na Câmara de Salvador. A afirmativa foi confirmada na manhã desta terça-feira (4), na Casa, durante a sessão solene de outorga da Comenda Maria Quitéria a Juscélia Figueiredo, mais conhecida por Celiah Zaiin. A vereadora Cátia Rodrigues (PHS) propôs a homenagem ocorrida no Plenário Cosme de Farias.
Ao apresentar a homenageada, a vereadora Cátia Rodrigues destacou dados biográficos de Celiah Zaiin, que nasceu em Feira de Santana e é madrinha da Rota Turística Caminhos do Sertão. Falou ainda da sua formação em Música, na Universidade Federal da Bahia, e afirmou que ela “representa a figura histórica do 2 de Julho ao participar de atividades culturais por toda a Bahia”.
Ainda em seu discurso, Cátia Rodrigues afirmou que Celiah Zaiin narra com autoridade a história de Maria Quitéria e mostra “a grandeza da mulher”. A vereadora estendeu a homenagem “a todas as mulheres guerreiras”.
Agradecimento
Após receber a Comenda Maria Quitéria das mãos da vereadora Cátia Rodrigues, Celiah Zaiin proferiu discurso de agradecimento centrado no princípio da honra. Ela afirmou que se veste de Maria Quitéria “para honrar quem te honrou”.
Ela lembrou de algumas passagens da independência da Bahia, como o erro do Corneteiro Lopes que, ao invés de dar o toque de recolher, deu o de avançar, causando a fuga dos últimos soldados portugueses que resistiam em ficar na Bahia.
Celiah Zaiin encerrou a sua fala pedindo o apoio da Câmara no sentido de colocar uma lápide de Maria Quitéria na Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana, em Nazaré, onde estão os ossos da heroína baiana.
A bravura de Maria Quitéria foi ressaltada pela escritora, artista plástica e pesquisadora Maria José Negrão. Ela levou para o plenário uma pintura de sua autoria da heroína baiana, concluída no ano passado. A obra foi executada a partir de pesquisa histórica.
Para Maria das Graças Cordeiro Santos, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Feira de Santana, “Celiah Zaiin faz um trabalho de resgate da história da Bahia”. Ela defendeu a construção de um memorial na localidade onde a heroína da independência nasceu, em Feira de Santana.
A iniciativa da vereadora Cátia Rodrigues foi destacada por Mário Costa Borges, chefe de Gabinete do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins. Ele disse ainda que a comenda da Câmara de Salvador é um reconhecimento pelo trabalho histórico de Celiah Zaiin.
Além dos citados, também participaram da sessão solene e fizeram parte da mesa de trabalho as advogadas Rebeca Martins e Jazimara Stabili; a professora Renata Rose Costa; a psicóloga Judinara Braz da Silva; e o vereador Lulinha (DEM), da Câmara Municipal de Feira de Santana.
Prestigiaram a condecoração a mãe da homenageada, Julieta Figueiredo, e alunos das escolas Maria Quitéria, Vivaldo Costa Lima e Lauro Ribeiro Lopes. O Coral Maestro Miro, da Fundação Egberto Costa, e o violonista Airon da Silva ficaram encarregados das apresentações musicais que abrilhantaram a solenidade.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação