Câmara reconhece trajetória artística do poeta Capinan
Tropicalista será homenageado com Medalha de Mérito Cultural

Foto: Divulgação
28/11/2016 - 15:08
O poeta tropicalista José Carlos Capinan está perto de ganhar a Medalha de Mérito Cultural, nova honraria oferecida pela Câmara Municipal de Salvador. A homenagem foi requerida pelo vereador Sabá (PV), por meio do Projeto de Resolução nº 53/16. A data da condecoração ainda não foi definida.
O baiano da cidade de Esplanada é um dos autores da canção “Soy Loco Por Ti, América”, obra emblemática da Tropicália composta em parceria com Gilberto Gil e gravada originalmente por Caetano Veloso, em LP de 1968. Capinan produziu e atuou em peças de teatro, além de escrever letras de canções e livros de poemas.
Nascido em fevereiro de 1941, o poeta é filho de Osmundo Capinan e Judite Bahiana Capinan. Na adolescência, já escrevia poesias e em 1960, mudou-se para Salvador, iniciando o seu curso de Direito na Universidade Federal da Bahia, formando-se em 1964. Nessa época, conheceu Caetano Veloso e Gilberto Gil, enquanto estudava teatro no Centro Popular de Cultura. Escreveu e estreou a peça “Bumba-meu-boi”, musicada por Tom Zé.
Nas investidas culturais da década de 1960 do século passado, marcou presença no movimento Tropicalismo junto com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, Torquato Neto, Rogério Duarte, Rogério Duprat, Gal Costa, dentre outros.
Em 1984, dois anos após se formar em Medicina pela Ufba, estruturou a TV Educativa da Bahia (TVE) criando diversos programas para o seu lançamento. Em 1985, atuou no cargo de diretor da emissora.
Em 1986 foi nomeado secretário municipal da Cultura, do município de Camaçari, quando possibilitou a integração do Ministério da Cultura ao Conselho Nacional de Direito Autoral.
Fonte da notícia: Secom