Câmara homenageia bombeiros militares
Sessão que passou a ser regimental foi dirigida pela vereadora Vânia Galvão

Foto: Reginaldo Ipê
18/08/2016 - 16:28
Membros do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA) foram homenageados pela Câmara Municipal de Salvador, por meio da vereadora Vânia Galvão (PT), em sessão no Plenário Cosme de Farias. Na oportunidade, oficiais receberam “Certificados de Reconhecimento aos Serviços Prestados” e os novos bombeiros militares da reserva também foram laureados.
Segundo Vânia Galvão, a sessão de homenagem aos bombeiros foi aprovada pela Casa como regimental e acontecerá todos os anos, no dia 2 de julho, data da comemoração do Dia dos Bombeiros Militares no Brasil.
Ela salientou que a sessão serviu para mostrar tudo que a corporação militar representa para Salvador e o Estado, principalmente na execução de atividades da defesa civil, como em casos de deslizamento de terra nas encostas da cidade; a prevenção e combate a incêndios; a busca, o salvamento e os socorros públicos. “É o reconhecimento da cidade de Salvador por todo o trabalho que é desenvolvido pelo o Corpo de Bombeiros na área civil”, afirmou Vânia.
Ainda na sessão, foram destacadas as conquistas da corporação desde a sua emancipação da Polícia Militar, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em novembro de 2014. Também foi destacada a criação de três novos grupamentos no interior baiano, em Barreiras, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.
Aquisição de bens e materiais no valor de R$ 7 milhões (64 viaturas administrativas e operacionais); o lançamento de uma biblioteca virtual, resgatando o acervo histórico e cultural da corporação; e a criação de curso de formação de soldados, cabos e sargentos da CBMBA pelo Complexo de Ensino e Pesquisa também foram avanços destacados.
Participaram da sessão o subcomandante-geral, coronel BM Adolfo Jorge Dórea, representando o comandante do CBMBA, coronel Francisco Luis Telles de Macedo; o capitão de Fragata Fernando Sousa de Barros Barreto, representando o comandante do 2º Distrito Naval, Vice Almirante Cláudio Portugal de Viveiros; o coronel Antônio José Barbosa Reis, representando o comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia, o coronel PM Anselmo Alves Brandão; o major Marcelo Pinto de Oliveira, representando o comandante da 6ª Região Militar, o general de Divisão Juarez Alves Pereira Junior; o major Ney Santos Oliveira, representando o comandante da Base Aérea de Salvador, e o coronel Aviador Marcello Lobão Schiavo.
História
A primeira corporação de Bombeiros Militares na Bahia foi criada pelo o primeiro prefeito da cidade de Salvador, o conselheiro José Luís de Almeida Couto. Em 1894 foi sancionada a Lei Municipal nº 124, de 26 de dezembro, criando o Corpo de Bombeiros da Cidade de Salvador. A corporação foi extinta em 31 de dezembro de 1983.
Durante o governo de Antonio Carlos Magalhães foi sancionado, no prédio do Quartel do Corpo de Bombeiros, a Lei Estadual nº 4.075 de 08 de novembro de1982. Ela criou dentro da estrutura da Polícia Militar da Bahia o Comando do Corpo de Bombeiros, iniciando as atividades no dia 1º de janeiro de 1984.
No governo de Paulo Souto, corporações dos Bombeiros Militares foram levadas para as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Jequié, Porto Seguro, Lençóis e Madre de Deus.
Em 2014 foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia a PEC nº 138/2014, emancipando o Corpo de Bombeiros. A corporação se vinculou à Secretária de Segurança Pública da Bahia, passando a se chamar Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, obtendo autonomia administrativa e financeira.
Fonte da notícia: Secom