Câmara discute combate aos vírus HTLV-1 e HTLV-2
Cerca de 50 mil pessoas estão infectadas em Salvador

Foto: Reginaldo Ipê
26/09/2017 - 16:16
Através de uma iniciativa conjunta dos vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Aladilce Souza (PCdoB), a Câmara Municipal de Salvador realizou nesta terça-feira (26), às 9h, no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial alusiva ao Dia Municipal de Prevenção e Combate aos vírus HTLV-1 e HTLV-2 (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas).
De acordo com o parlamentar, “a intenção nossa ao criar o Projeto de Lei que cria o Dia Municipal de Combate ao HTLV-1 e HTLV-2 foi dar visibilidade a este problema. Há um ‘grito’ da ONG HTLVida neste sentido. Portanto, a Casa cumpre o seu papel ao escutar esta demanda da sociedade civil”. O vereador argumenta que “agora o desafio é garantir políticas públicas por parte da Prefeitura e do Governo do Estado”.
Já a vereadora Aladilce Souza salientou que o “HTLV-1 é um vírus que foi detectado antes mesmo da AIDS (HIV). Entretanto, não houve até o momento a mesma atenção para o tratamento do HTLV-1. E as dificuldades para as pessoas que estão doentes decorrentes do HTLV-1 são enormes. Há diversos problemas, inclusive, de mobilidade”.
Também presente à sessão especial, Adijeane Oliveira de Jesus, presidente da Associação HTLVida, ressaltou que “a importância dessa sessão é o avanço que estamos dando em questões relacionadas às políticas públicas. Afinal, com a instituição do Dia Municipal de Combate aos Vírus HTLV-1 e HTLV-2, as ações de prevenção entram no calendário das ações de saúde”.
Ela lamentou que “os profissionais das redes municipal e estadual não estão capacitados para atender os portadores de HTLV-1 e HTLV-2. E necessitamos de atendimento multidisciplinar, abrangendo as áreas de Neurologia, Dermatologia, Urologia, Ginecologia e, principalmente, Fisioterapia especializada”.
Transmissão
Maria Fernanda Rios Grassi, pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz e especialista nos vírus citados, afirmou que em Salvador “temos cerca de 50 mil pessoas infectadas com o HTLV-1. Como a transmissão ocorre no ato sexual e através da amamentação, é um vírus que atinge diversas gerações da mesma família. São necessárias, portanto, políticas públicas para quebrar essa cadeia”.
O HTLV-1 e HTLV-2 são retrovírus da mesma família do HIV, e infectam a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo.
Apesar de bastante assemelhados, o HTLV-1 e o HTLV-2 comportam-se de modos bastante diferentes no organismo: o HTLV-1 pode causar (embora nem sempre) doenças, já o HTLV-2 quase nunca causa qualquer dano ao organismo infectado.
Portanto, a grande preocupação dos especialistas é relacionada aos danos causados ao organismo humano através do HTLV-1.
A sessão especial foi abrilhantada com uma apresentação do Coral da Câmara, regido pelo maestro Carlos Veiga Filho.
Fonte da notícia: Secom