Câmara de Salvador homenageia psicanalista Mônica Véras
Cidadania soteropolitana foi concedida por iniciativa do vereador Alberto Braga

Foto: Valdemiro Lopes
30/08/2016 - 20:50
Sergipana de nascimento, mas baiana de coração, a psicanalista Mônica Véras teve sua cidadania soteropolitana reconhecida pela Câmara Municipal, em sessão solene proposta e presidida pelo vereador Alberto Braga (PSC), na noite desta terça-feira (30). Ao justificar a homenagem, Braga frisou que conceder o Título de Cidadã de Salvador foi a forma que encontrou para incentivá-la a prosseguir a “belíssima missão” de cuidar da saúde mental, sobretudo dos menos favorecidos, por meio do Núcleo de Atendimento Psicológico de Salvador (Napsi), fundado há 19 anos em parceria com sete colegas.
“Vivemos em uma sociedade repleta de pessoas enfermas, principalmente da mente. Não por acaso a depressão é considerada a doença do século. E o sofrimento psíquico não escolhe classe social. Se não tivéssemos verdadeiros anjos como doutora Mônica Véras para cuidar da saúde mental da nossa querida população, a convivência social estaria ainda mais ameaçada”, declarou Alberto Braga.
Social
Já de posse da honraria, a psicanalista, psicóloga e professora Maria Mônica Ouro Reis Véras agradeceu a “realização de um sonho” relembrando os 40 anos de relacionamento com a capital baiana, iniciado ainda na infância. Em 1976, ao passar no vestibular da Universidade Federal da Bahia para o curso de psicologia, percebeu que aquelas idas e vindas não seriam mais sinônimo de passeio: “Comecei a ver que Salvador me pertencia e eu pertencia a ela”.
Uma convivência que se estreitou com a aprovação no concurso para professora da Ufba, abertura de consultório, casamento, nascimento do filho baiano, Lucas, e fundação do Napsi. O núcleo, segundo Mônica Véras, foi a forma encontrada para “levar a psicanálise para o social”. E a ligação foi tão estreita que o filho precisou “dividir a atenção materna com esse irmão mais novo”. A cidadania de Salvador, descreveu a psicanalista, coroou “com esplendor” essa caminhada.
O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, na saudação à homenageada a classificou como “uma mente inquieta, que vive envolvida em projetos sociais”. Em nome dos amigos da psicóloga, falou o ex-paciente e atual parceiro do Napsi por meio do projeto esportivo Salvador Storm, o surfista Rafael Filgueiras.
Mônica Véras foi conduzida ao Plenário Cosme de Farias pela mãe, Maria da Conceição, e o irmão Domingos Sávio. O ato de entrega da honraria contou com a presença do filho Lucas e a nora Maíra Saraiva.
Fonte da notícia: Secom