Câmara de Salvador celebra 107 anos do jornal A Tarde

Aniversário do periódico foi festejado na Casa Legislativa por iniciativa do presidente Geraldo Júnior

Câmara de Salvador celebra 107 anos do jornal A Tarde

Foto: Valdemiro Lopes

31/10/2019 - 21:45

Um dos maiores ícones do jornalismo da Bahia, o jornal A Tarde teve seus 107 anos de fundação celebrados pela Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (31). A sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias foi requerida pelo presidente do Poder Legislativo soteropolitano, vereador Geraldo Júnior (SD). 
O periódico iniciou as atividades em 15 de outubro de 1912, idealizado pelo jornalista, político e empresário Ernesto Simões Filho. Conforme um dos primeiros editoriais do fundador, era preciso “fazer um jornal honesto”. 
Segundo destacou o presidente da Câmara, o A Tarde é “um jornal com forte lastro no passado, na construção da memória da Bahia, mas que se reinventa, integra conteúdo com novas mídias e se projeta para o presente e futuro”. 

O impresso é marcado ao longo de sua história por inovações gráficas, desde a comercialização de anúncios “Populares” até a criação da Revista Muito, que encarta o jornal aos domingos. O momento atual do Grupo A Tarde também ganhou destaque de Geraldo Júnior, que enfatizou o empenho do presidente João Mello Leitão, a quem se dirigiu como “amigo e conselheiro”.  “Ao completar 107 anos, o jornal se moderniza, convergindo as informações em plataformas variadas para comunicar seu conteúdo”, frisou o chefe do Legislativo.
Dentre as homenagens previstas ao centenário, a CMS ainda concederá ao presidente do Grupo a Medalha Thomé de Souza e a Medalha Irmã Dulce ao jornal. Durante o evento, colaboradores como o colunista Levi Vasconcelos tiveram o trabalho reconhecido.

Transição para o futuro 

De acordo com João Mello Leitão, a empresa passa por um momento de reformulação, marcado pela integração do portal e da rádio, mantendo o desdobramento analítico do impresso. “É importante estarmos aqui falando de 107 anos, porque a gente resgata a essência do passado, do nosso fundador, Ernesto Simões Filho, para poder com humildade escrever a transição para o futuro”, avaliou.
Apesar do pioneirismo em online no Estado (criado em 1996), o Portal A Tarde passa a se concentrar em conteúdos instantâneos (hard news). “Temos uma estrutura qualificada de jornalistas, de apuração e de análise de conteúdo muito robusta. Podem ter certeza que saiu no A Tarde, é verdade!”, garantiu.
Para o secretário de Comunicação da Câmara, vereador Luiz Carlos (Republicanos), a homenagem ao jornal mais antigo da Bahia é merecida. “O A Tarde já deu importantes contribuições para a sociedade, informando e emitindo opiniões através de seu editorial”, salientou. 
Em 2012, o centenário foi retratado no livro “Um Século de Jornalismo na Bahia – 1912-2012” (Editora Solisluna), que resume em textos e fotos os acontecimentos históricos que estamparam as páginas do jornal.

Mesa solene 

Dirigida pelo presidente Geraldo Júnior, que foi substituído ao discursar pelo vereador José Trindade (sem partido), a mesa solene foi composta por João Mello Leitão; a deputada estadual Maria del Carmen (PT), representando o presidente da AL-BA, Nelson Leal; o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis; o diretor do Grupo A Tarde, Luciano Neves; o desembargador Baltazar Miranda, representando o presidente do TRE-BA,  Edmilson Jatahy Fonseca; o vice-almirante Silva Lima, representando o 2º Comando Naval; o coronel-aviador Ivan Lucas Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; o coronel Fábio Felipe, representando o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão Marcos André Silva Alvim; Mário Lima, presidente do Sindicato dos Policias Federais da Bahia; e Bruno Godinho, advogado-geral da União.
Também prestigiaram a sessão especial as vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Marta Rodrigues (PT), e os vereadores Maurício Trindade (DEM), Sílvio Humberto (PSB), Pedro Godinho (MDB) Paulo Magalhães Júnior (PV) e Ricardo Almeida (PSC).
O evento contou com apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal e da cantora Cristine Cardoso. Um vídeo institucional e outro com depoimentos de personalidades foram exibidos durante a solenidade.
 


Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação


Galeria de fotos

107 anos de Fundação do Jornal A Tarde - ver Geraldo Junior

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios