Câmara concede Comenda Maria Quitéria a Cássia Magalhães
Vereador Sílvio Humberto afirmou que homenagem é um reconhecimento à atuação social, política e profissional

Foto: Valdemiro Lopes
12/09/2016 - 22:03
A pedagoga e militante política Rita de Cássia dos Santos Magalhães recebeu, na noite desta segunda-feira (12), a Comenda Maria Quitéria. A honraria é concedida pela Câmara Municipal de Salvador a mulheres que, graças ao trabalho, abnegação e desprendimento social, prestam relevantes serviços ao povo de Salvador. A outorga aconteceu em sessão solene presidida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), autor da indicação.
A sessão em homenagem a Cássia Magalhães lotou o Plenário Cosme de Farias. A pedagoga foi conduzida à mesa pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) e pelos sobrinhos Rai e Ivis Lopes. A execução do Hino ao Dois de Julho ficou por conta do Coral Casa Pia sob regência do maestro Fred Dantas. O ex-deputado federal Domingos Leonelli foi convidado para fazer a entrega da medalha.
“A Comenda Maria Quitéria é um reconhecimento à luta de Cássia pela educação de qualidade. Ela crê, assim como Paulo Freire dizia, que a educação transforma as pessoas. Ela acredita nisso de forma intransigente e trabalha para que essa transformação aconteça”, destacou Sílvio Humberto. O vereador disse, ainda, que a homenageada é um exemplo de quem pensa e age para o coletivo. “Esta Comenda é apenas um singelo reconhecimento desta Casa por seu grandioso trabalho comunitário, político e profissional”, completou Sílvio.
Trajetória
Rita de Cássia dos Santos Magalhães é pedagoga de formação e atualmente coordena a Escola Municipal Maria Amália Paiva, no Nordeste de Amaralina. Militante política desde os 12 anos filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) aos 18, onde desde então atua nas lutas por melhorias na educação e nas questões de gênero.
“Quando eu cheguei ao Nordeste de Amaralina e me deparei com aquela opressão eu vi que o caminho era a luta. A opressão piorou nesse período, mas tivemos mais vitórias do quê derrotas. Tivemos algumas baixas nessa luta, mas o balanço final dá um saldo positivo que me faz continuar lutando”, afirmou a homenageada.
Moradora do bairro há mais de 30 anos, Cássia luta por melhorias nos serviços de transporte e colabora com a organização do Carnaval do bairro. Também coordenou a implantação dos cursos profissionalizantes do Centro Tecnológico Carlos Correia de Menezes Santana e do Programa Abrindo Espaço, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Este é o reconhecimento de uma geração de mulheres que desde a juventude tiveram intensa participação política. Primeiro contra a ditadura e hoje na luta pelos direitos à educação e políticas de reparação. Cássia é uma Maria Quitéria dos tempos modernos”, ressaltou o vereador Everaldo Augusto.
Em seu discurso, a assistente social e membro do Grupo de Mulheres do Nordeste de Amaralina, Tânia Palma, contou o início da incursão de Cássia nos trabalhos sociais e na militância política, duas atuações que se misturam. “Cássia começou aos 12 anos dando aula de catequese na paróquia. Em determinado momento ela disse que as crianças antes de serem catequizadas precisavam ser alfabetizadas. Após isso ela resolveu incluir também as mães. Com o passar do tempo, ela entendeu que as monitoras deveriam ser formadas e todas nós fomos cursar magistério. Assim ela começou a transformar as vidas ali ao seu redor”, contou a assistente social. “É merecida a entrega da medalha de uma insurgente para outra”, completou Tânia.
“Eu acho que essa é uma das muitas homenagens que ela deve receber ao longo da vida por tudo que tem feito pelos jovens. Ela luta em favor da educação e, principalmente, pelos que mais precisam”, disse a representante do Conselho Gestor das Obras de Assistência Social Anna Sironi da Paróquia de Santo André, Ana Castro.
A mesa da sessão solene contou ainda com a participação da senadora Lídice da Mata (PSB) e da professora Edísia Espinheira, da Associação Latino-Americana do Saber.
Fonte da notícia: Secom