Câmara concede cidadania de Salvador a Flora Gil

Produtora cultural foi outorgada pela Câmara através de resolução do vereador Odiosvaldo Vigas

Câmara concede cidadania de Salvador a Flora Gil

Foto: Valdemiro Lopes

01/06/2017 - 22:47

“Celebramos um momento especial, porque a Cidade da Bahia ganha, oficialmente, por meio desta Câmara Municipal, em sessão solene, mais uma filha ilustre”. Desta forma o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) iniciou seu discurso em evento de outorga do Título de Cidadã da Cidade de Salvador à produtora cultural Flora Nair Giordano Gil Moreira, realizado na noite desta quinta-feira (1º), no Plenário Cosme de Farias.

Ao som do Cortejo Afro, a esposa do compositor baiano e ex-vereador Gilberto Gil foi conduzida ao evento pelo vereador Kiki Bispo (PTB), o ex-vereador Pedrinho Pepê e pela produtora Ivana Souto. Em seguida, a cantora Gilmelândia emocionou os convidados que lotaram o Plenário e as galerias ao cantar à capela o Hino Nacional. Pouco depois, a cantora Matilde Charles também se destacaria ao interpretar Canto das Três Raças, imortalizada na voz de Clara Nunes.
Ao justificar a outorga, Odiosvaldo destacou a contribuição de Flora Gil, à frente do Camarote Expresso 2222, para a projeção do nome de Salvador na cena cultural brasileira. “O Expresso 2222 alimenta as engrenagens econômicas da festa, ao mesmo tempo em que assegura a geração de emprego e renda”, frisou Vigas, ressaltando que a ideia do Título surgiu em conversa com o produtor cultural Geraldo Badá e o compositor e jornalista César Rasec.
Das mãos da irmã da homenageada, Fafá Giordano, e do vereador Odiosvaldo Vigas, Flora Gil foi outorgada cidadã soteropolitana. Descontraída, agradeceu a honraria. “Gostaria de agradecer ao vereador Odiosvaldo, ao presidente Leo Prates, a esta Casa, e a todos vocês, agora, meus conterrâneos”, declarou.  

“Paulista de Salvador”

Após o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), assumir a direção da sessão solene, os integrantes da Mesa saudaram a mais nova soteropolitana. “Pela primeira vez esta Casa outorga uma cidadania para alguém que já era soteropolitana”, brincou o presidente referindo-se aos laços que unem há anos Flora ao Município.
Emocionadas, as irmãs Marília e Preta Gil, filhas de casamento anterior do compositor, expressaram gratidão a Flora. “Muito obrigada por cuidar da gente, das nossas vidas e de meu pai”, disse Preta.  Antes, ao recordar do início do namoro entre Flora e Gil, utilizou o termo “Paulista de Salvador” criado por sua mãe como um presságio para o que viria a ser oficializado neste 1º de junho, véspera do aniversário de Flora.
Também emocionado, Gilberto Gil elencou três verbos ditos na tribuna que ajudam a compreender as maiores virtudes da companheira: “Abraçar, acolher e adotar”. “E a primeira coisa que ela abraçou na Cidade da Bahia foi a mim”, completou aos risos.
Integrando a Mesa, a senadora Lídice da Mata (PSB) deu as boas-vindas a nova cidadã soteropolitana “em nome das mulheres baianas”. A formação da Mesa contou ainda com os vereadores Leo Prates e Odiosvaldo Vigas – gestor do Centro de Cultura da Câmara; Flora, Preta, Marília e Gilberto Gil; a cantora Ivete Sangalo; o presidente da Saltur, Isaac Edington; a empresária Lilibeth Monteiro e o produtor Pedro Tourinho.
Diversos artistas e gestores de cultura prestigiaram o evento. A sessão foi encerrada com a apresentação do afoxé Filhos de Gandhy.

 


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios