Câmara celebra o Dia das Mães
Sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias foi requerida pela vereadora Rogéria Santos

Foto: Antonio Queirós
19/05/2017 - 17:23
Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, a Câmara Municipal de Salvador promoveu sessão especial para exaltar a importância da figura materna. O evento, realizado no Plenário Cosme de Farias, na tarde desta sexta-feira (19), foi proposto pela vereadora Rogéria Santos (PRB).
A atividade teve início com a execução do Hino ao 2 de Julho. Em seguida, o Coral da Câmara emocionou os convidados com canções que retratam o amor. A exibição do documentário “Mães que Inspiram”, que aborda o cuidado com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais na Associação Baiana de Equoterapia e no Centro Cultural Oficina de Reciclagem (CCOR), deu prosseguimento à sessão especial.
Durante o evento, Rogéria recordou os 14 anos vividos na África, que, segundo relatou, lhe “ensinou a adotar outras mães”. A partir da distância, continuou, a vereadora concluiu que “mãe é mãe em qualquer lugar, em qualquer língua e em qualquer situação”.
Presente na mesa da sessão, dirigida por Rogéria Santos, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Taíssa Gama, parabenizou a legisladora ao requerer a solenidade. “Parabéns Rogéria, pela sensibilidade em realizar este evento, que homenageia a todas nós, mães, que no mundo atual se superam em uma tripla jornada”, frisou, se referindo às mulheres que se dividem entre a família, o trabalho e o estudo.
Abraço
Na oportunidade, Taíssa declarou apoio ao projeto “Abraço a Microcefalia”, representado no evento por Daiana Freire. Conforme a titular da pasta, projetos da Secretaria junto ao governo federal têm o objetivo de criar um centro de atendimento a crianças com microcefalia e estabelecer parceria com o Hospital Sarah, visando garantir aos portadores desta síndrome atendimento preferencial sem a necessidade da espera em filas. “Nós queremos abraçar o ‘Abraço a Microcefalia’”, disse a secretária.
“Nesta sessão, a gente se curva a vocês, mães, guerreiras”, declarou Rogéria Santos, ao se referir às mães de filhos especiais que enfrentam dificuldades diárias.
Além das já citadas, a mesa da sessão especial contou as presenças de Mônica Nery, diretora da Maternidade Climério de Oliveira; Maria Cristina Guimarães, idealizadora e superintendente da Associação Baiana de Equoterapia; Mariana Nonato e Maria Eunice Velasco, coordenadoras do projeto Mães em Oração; e Janilda Pereira dos Santos, líder comunitária e presidente do Centro Cultural Oficina de Reciclagem (CCOR).
Ao final do evento, lembranças foram distribuídas para as integrantes da mesa e convidadas, que lotaram as galerias.
A sessão especial contou ainda com apresentações do ballet “Dança é Vida”, do grupo Cultura Jovem de Pernambués e da violinista Evelin Costa, ‘lobinha’ do grupo de Escoteiros do Mar João das Botas.
Fonte da notícia: Secom